A ínsula tem forma triangular com vértice ínfero-anterior, está separada dos lobos vizinhos por sulcos pré-insulares. Possui cinco giros (curtos e longos). Suas principais funções são fazer parte do sistema límbico e coordenar quaisquer emoções, além de ser responsável pelo paladar.
As diferentes partes do córtex cerebral são divididas em quatro áreas chamadas de lobos cerebrais, tendo cada uma funções diferenciadas e especializadas. Os lobos cerebrais são designados pelos nomes dos ossos cranianos nas suas proximidades e que os recobrem.
Definido como o principal órgão do sistema nervoso, ele é dividido em três partes: Córtex: essa é a parte externa, conhecida popularmente por massa cinzenta. Essa região é responsável pela competência de pensar e interpretar o que é enviado pelos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato).
A visão tem importância primordial em todos os aspectos de nossa vida cotidiana. Diferentes áreas do cérebro, assim como diferentes processos de percepção, são responsáveis por funções visuais específicas, tais como a percepção de movimento, cor e profundidade.
A respiração é controlada pelo Sistema Nervoso Central; a respiração voluntária é regulada pelo córtex, e a respiração automática pelos centros respiratórios do hipotálamo e da ponte. Os músculos respiratórios são inervados pelo nervo frênico e pelos nervos intercostais.
O sistema respiratório possui como função principal capturar o oxigênio necessário para as células do corpo e eliminar o gás carbônico. Sabemos que os seres humanos realizam dois tipos de respiração: a chamada respiração celular e a respiração pulmonar.
Fazem parte do trato respiratório inferior (também chamado vias aéreas inferiores) a traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares. São responsáveis por, juntamente com as vias aéreas superiores, manter a permeabilidade das trocas gasosas que ocorrem no pulmão.
O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.
Divisões da via aérea: a) Via aérea superior: estruturas localizadas fora da cavidade torácica, incluindo o nariz, cavidades nasais, faringe e laringe, cuja função é filtrar, aquecer e umidificar o ar.
Vias respiratórias são assim denominadas as estruturas responsáveis pelo transporte do ar aos pulmões no organismo humano. Essas estruturas são anatomicamente separadas em: Cavidade Nasal (nasofaringe)
O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleuras e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
As infeções agudas das vias respiratórias inferiores incluem a pneumonia (infeção dos alvéolos pulmonares), bem como infeções que afetam as vias respiratórias, como a bronquite aguda e a bronquiolite, gripe e tosse convulsa. São a principal causa de doença e mortalidade de crianças e adultos em todo o mundo.