É uma qualidade inerente ao ser humano, que o protege contra todo tratamento degradante e discriminação odiosa, o assegurando condições materiais mínimas de sobrevivência. Assim, o Estado deve proteger a dignidade humana. ...
O art. 1º da Constituição Federal de 1988, introduz os fundamentos do Estado Democrático de Direito brasileiros, pautado na segurança do exercício dos direitos sociais e individuais, da liberdade, da segurança per se, do desenvolvimento, da igualdade e da justiça.
Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. ... Assim, o termo "pode" ser empregado de manieira errada tanto como sinónimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.
Significado de Liso adjetivo Que não apresenta aspereza: a casca da goiabeira é lisa. [Gíria] Sem dinheiro; quebrado: não vou à festa, estou liso! Sem ondulações nem asperezas: superfície lisa.
substantivo feminino Qualidade do que é áspero. Escabrosidade, fragosidade.
Significado de Lisa [Gíria] Sem dinheiro; quebrado: não vou à festa, estou liso!
Lisos é o plural de liso. O mesmo que: reses, rentes, chatos, espertos, esquivos, honestos, macios, planos, rasos.
A expressão “o moleque é liso” significa que o garoto é driblador e dificilmente é parado, a não ser por falta geralmente.
10 sinônimos de lisos para 2 sentidos da palavra lisos: Superfícies sem desníveis: 1 iguais, planos, nivelados, alisados, igualados, rasos, aplanados.
substantivo masculino Indivíduo que nasceu ou habita Portugal; cidadão português. Etimologia (origem da palavra luso). Do latim Lusus.
Relativo simultaneamente a Portugal e ao Brasil ou a portugueses e a brasileiros. 2. Que ou quem tem origem ou nacionalidade portuguesa e brasileira. ... luso-brasileiro.
2. Diz-se daquilo ou daquele que tem a sua origem ou possui nacionalidade portuguesa e brasileira.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Relativo ou pertencente a Portugal e ao Brasil. 2 Que tem, simultaneamente, características portuguesas e brasileiras. Diz-se de ou pessoa de origem portuguesa e brasileira.
1 Relativo ou pertencente a Portugal e à Espanha. 2 Que tem, simultaneamente, características portuguesas e espanholas. Diz-se de ou pessoa de origem portuguesa e espanhola.
luso-brasileiro adjetivo formado pela sufixação de um radical composto gentílico (luso-brasilrad + eirosuf), de que "luso-" seria um radical constituinte, não um adjetivo, e portanto invariável. Plural feminino: "luso-brasileiras".
1. Aquele que recebeu alguma doação. 2. [ História ] Destinatário da doação de um território, a donataria, descoberto ou a descobrir, para povoar, administrar e explorar, na época dos Descobrimentos.
Com a adoção do sistema de sesmaria, a Coroa Portuguesa pretendia cultivar as terras de sua colônia na América e povoar o novo território recém-conhecido. Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens.
Em geral, os donatários eram comerciantes ou pessoas que pertenciam à pequena nobreza de Portugal. A responsabilidade de desenvolver a capitania era exclusiva do donatário, que recebia o direito sobre o lote de terra a partir da Carta de Doação.
Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal, além disso, eram componentes da alta aristocracia. Eles ganharam vastos lotes de terra da Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Esses territórios eram chamados de capitanias hereditárias.
Tinham o dever de povoar, repartir as terras, entregar colonos, explorar economicamente recursos naturais, defender o seu território e manter ordem, aplicando justiça, sendo-lhes vedadas apenas as penas de talhamento de membros e de execução.