substantivo feminino Falta de entendimento; divergência de opiniões entre duas ou mais pessoas. ... Divergência de opiniões, de interesses, de sentimentos: a separação foi causada por dissensões irreconciliáveis. Etimologia (origem da palavra dissensão). Do latim dissensione, "discordância, divergência".
Verificado por especialistas. A expressão destacada se refere ao xingamento "parapetelunga". Sua questão se refere ao texto "A sociedade dos espiões invisíveis".
Significado de Emulação Sentimento que faz com que uma pessoa tente se igualar ou superar alguma coisa ou outra pessoa. Competição justa; ação de disputar ou concorrer de maneira honesta. ... Etimologia (origem da palavra emulação). Do latim aemulatio.
Significado de Idolatria [Figurado] Excesso de amor; admiração demonstra de maneira exagerada. [Religião] O culto das imagens e/ou das esculturas de santos.
Em Levítico, agora no capítulo 26, em seu versículo primeiro, diz assim: “Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagens de escultura nem coluna, nem poreis pedras com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela, porque eu sou o Senhor, vosso Deus”.
A origem da idolatria, surgiu com a vontade do homem em viver somente seus desejos mais sombrios, mas que para a população, era algo totalmente abominável. Então a manobra idólatra foi, divinizar a abominação para parecer algo divino. Vamos estudar e entender de vez (na visão da Torah) a origem da idolatria.
A revelação de Deus a moisés no Sinai estabeleceu o conceito de idolatria. A monolatria em Israel foi um processo lento principalmente até o período do rei Josias no qual Javé foi reconhecido como o único Deus.
Salmos 115:4-8 – “Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta.
A mais antiga imagem da Santíssima Virgem é um afresco da catacumba de Priscila, em Roma, do início do século III. É uma das mais antigas da arte cristã, sobre o mistério da Encarnação do Verbo. “Ei, católicos, vocês adoram imagens!”
A crença no poder dos santos surgiu nos primeiros séculos do cristianismo, quando todo santo, por definição, era um mártir, executado pelas autoridades romanas por se recusar a abandonar sua fé.
O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. ... O "Catecismo da Igreja Católica" postula que Deus deu permissão para imagens que simbolizam a salvação cristã por símbolos, tais como a Serpente de Bronze e o querubim na Arca da Aliança.
Conhecido como “Velatio”, o costume de cobrir as imagens e objetos sacros das Igrejas Católicas, com tecido roxo, durante a Quaresma, tem por objetivo fazer com que os fiéis não “se distraiam” com os Santos de sua devoção neste momento do Mistério Pascal.
De onde vem o costume católico de velar as imagens sacras durante o tempo litúrgico da Quaresma? ... Ao velar o crucifixo, até a Sexta-feira Santa, e as imagens dos santos, até a Vigília Pascal, a Igreja antecipa o luto pela morte de seu Senhor, incutindo nos fiéis uma mortificação à sua visão.
Use arranjos secos em vez de flores frescas durante a Quaresma para simbolizar a austeridade da estação. No altar, coloque pedras, galhos de árvore sem folhas e outros símbolos associados às leituras da Escritura no tempo quaresmal.
O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza. Além das quatro cores específicas, temos mais duas cores litúrgicas, que são usadas em dias característicos.
Símbolos da Quaresma. Conheça os símbolos da Quaresma e seu significado: cinzas, deserto, 40 dias, jejum, etc. É o resíduo da combustão pelo fogo das coisas e das pessoas. Este símbolo já se encontra na primeira página da Bíblia quando ela nos conta que “Deus formou o homem com o pó da terra” (Gn 2,7).
A sexta-feira santa é uma data típica do cristianismo e que simboliza a morte de Jesus Cristo, logo é um feriado religioso.