Para se evitar a corrosão intergranular, podem-se adotar as seguintes medidas: submeter o material a um tratamento térmico de solubilização, onde todas as partículas de carboneto de cromo são redissolvidas em altas temperaturas; reduzindo o teor de carbono para valores inferiores a 0,03%, de modo que a formação de ...
A corrosão intergranular, ou intercristalina, um dos tipos de corrosão, acontece quando existe um caminho preferencial para a corrosão na região dos contornos de grão. ... Em outros casos átomos solutos podem ser segregados no contorno de grão, aumentando a sua reatividade.
A corrosão por pites, ou pite, é uma forma de corrosão extremamente localizada que leva à geração de pequenos furos no metal. A ruptura localizada da camada passiva e o ataque corrosivo restrito a um ou mais pontos pode levar à perfuração da superfície exposta do aço, e a isso denomina-se “corrosão por pites”.
Se a corrente elétrica flui entre os dois, o metal menos nobre (o anodo) se corrói a uma taxa mais rápida do que se os metais não estivessem em contato. A taxa de corrosão depende também das áreas relativa ao contato dos metais, a temperatura e a composição do eletrólito.
A corrosão metálica pode ser definida como um processo espontâneo que ocorre frequentemente na natureza por ação de muitos fatores. ... A corrosão está relacionada com a oxidação de um metal para a formação de um composto mais estável termodinamicamente nas condições a que está submetido.
O fato ocorre por conta da quantidade de ácido úrico que cada pessoa tem na pele. Esse ácido expelido pelo nosso corpo, em contato com os materiais que formam a liga de ouro 18k, deixam a peça opaca, escura e muitas vezes acobreada. Isso porque o ouro puro, encontrado na natureza, possui uma consistência maleável.
Sendo assim, a melhor forma de limpar um brinco de ouro que ficou preto se dá com uso de detergente de coco. O detergente de coco é mais neutro do que os outros tipos e o procedimento é simples. Com auxílio de um pano limpo e úmido com água e detergente de coco, esfregue o brinco de forma delicada.
Molhe a escova de dentes velha com água e passe no sabão de coco ou pingue uma gotinha de detergente. Esfregue sua brinco com a escova de dentes até remover toda a sujeira. Enxague bem em água corrente até remover todo o sabão. Seque sua brinco com o papel absorvente ou flanela de forma a não deixar nenhuma umidade.
O ar que respiramos é composto por oxigênio, a água é composta por oxigénio e hidrogénio que quando entram em contacto com o ouro ou a prata faz com que haja oxidação do metal, tornando a jóia escura.
Água régia é o nome dado para a mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico concentrados. O Professor Martyn Poliakoff explica como esta mistura de ácidos consegue dissolver ouro! E como isso foi utilizado para dissolver uma medalha do Prêmio Nobel durante a Segunda Guerra Mundial.
Testando ouro com vinagre
Despeje vinagre branco destilado sobre o ouro, de modo a submergi-lo completamente. Em seguida, deixe a peça de molho por cinco minutos. Enxágue o ouro sob água morna corrente até remover toda a solução de bicarbonato de sódio e vinagre. Em seguida, utilize um pano macio para secá-lo.
Mergulhe a peça em uma mistura de água, bicarbonato de sódio e detergente. Em uma vasilha com água, acrescente uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio e detergente. Em seguida, mergulhe o ouro e deixe-o de molho por alguns minutos. Esfregue o ouro com uma escova de dentes de cerdas macias.
A receita é simples: você escolhe um batom de qualquer cor (escolhi o SNOB, que não uso mais) e passa no anel. Daí passa um algodão removendo o batom e voilà: a sujeira fica toda no algodão. Fica limpinho!