CID 10: N701 CID A categoria N701 refere-se a salpingite e ooforite crônicas e faz parte do grupo entre N70 e N77 e do Capítulo XIV do livro CID 10.
Quando uma área suspeita é encontrada durante a endoscopia ou em um exame de imagem, a única maneira de saber com certeza se realmente é um câncer é realizando uma biópsia. Durante a biópsia, o médico coleta uma amostra da área anormal, que é enviada ao laboratório de patologia para análise.
Após o exame, normalmente o paciente não apresenta sintomas, sendo raras as manifestações de náuseas, desconforto na garganta e dor abdominal, sintomas estes que melhoram sem tratamento em algumas horas. A equipe da endoscopia irá informá-lo(la) caso exista algum cuidado especial não previsto antes do exame.
A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.
Caso haja biópsia ou a retirada de pólipos, o resultado só estará disponível após 8 a 10 dias.
Os resultados de biópsias e citologias de normalmente são laudados em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório.
Sim. Tudo depende do que o médico for solicitar mais em grande parte dos casos é preciso um jejum de pelo menos 8 horas. Além disso, não é permitido fumar durante o mesmo período. É preciso também informar sobre o uso de medicamentos na hora de agendar o procedimento.
Algumas pessoas se sentem sonolentas ao longo do dia inteiro, por isso é recomendado tirar o dia de licença no trabalho e não dirigir nas 24 horas seguintes. O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas).
Depende da medicação usada: O Midazolam dura cerca de 4h. O Propofol dura cerca de 10 minutos. O principal efeito colateral das medicações é a sonolência.
A sedação usada na endoscopia varia entre as clínicas, mas pode ser propofol ou também benzodiazepínico (como midazolam) e um opioide (como fentanil ou meperidina). A escolha depende do tipo de paciente, das comorbidades, idade.
Em geral, os sintomas após a endoscopia estão relacionados com os efeitos colaterais provocados pela anestesia e também em decorrência da fraqueza ocasionada pelo preparo do exame, que inclui uma alimentação líquida e jejum de 12 horas.
Uma dúvida comum sobre o jejum para endoscopia é se o paciente pode beber água. Novamente, as orientações variam de clínica para clínica, mas a recomendação geral é suspender a ingestão de líquidos de 3 a 4 horas antes do exame. Leite e bebidas alcoólicas não podem ser consumidos durante o preparo.
tudo bem? Prefira fazer refeições de fácil digestão como: sopas de legumes, purê de batata, carne moída, macarrão, arroz e evite alimentos gorduroso e de difícil digestão. Mastigue bem os alimentos e caso sinta desconforto busque orientação médica.
Em caso de náuseas, e caso não seja alérgico, faça uso de 1 comprimido de Plasil® ou Dramin B6® e aguarde 45 minutos. Se não houver melhora entre em contato conosco ou procure o serviço médico de urgência informando sobre a realização do exame.
O desconforto mais comum após uma endoscopia é o acúmulo de gases no estômago, devido ao ar introduzido durante o exame, o que normalmente passa rapidamente no período de recuperação. Por fim, alguns pacientes também podem ficar com a garganta levemente irritada por algumas horas após o exame.
POSSO BEBER DEPOIS DA ENDOSCOPIA? Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas após a realização da endoscopia, o paciente deve esperar até o dia seguinte. O álcool é uma substância irritante da mucosa dos órgãos do sistema digestivo, como o esôfago, por onde passa o endoscópio.
Bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas nas 24 horas que antecedem o exame. Se o exame de endoscopia digestiva alta for realizado junto com a colonoscopia, deve-se seguir somente as orientações de preparo da colonoscopia. CUIDADOS PÓS EXAME Deixar o Fleury acompanhado.
O estômago deve estar vazio para a endoscopia. Por isto, você não deve comer ou beber nada a partir de oito horas antes do horário marcado para o exame. Se você precisar tomar remédios, o faça com pequenos goles de água. Não use antiácidos.