O termo "burocracia" surgiu na segunda metade do século 18. Inicialmente foi empregado apenas para designar a estrutura administrativa estatal, formada pelos funcionários públicos.
A partir daí, surge a Teoria da Burocracia na Administração. Então a burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.
Weber define a burocracia como a estruturação formal da organização, permitindo, dessa forma, organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns no longo prazo. Essa definição de Weber foi fundamental para outros estudiosos fora da área da administração interpretassem melhor as organizações.
As causas das disfunções da burocracia residem basicamente no fato dela não levar em conta a chamada organização informal que existe fatalmente em qualquer tipo de organização, nem se preocupar com a variabilidade humana (diferenças individuais entre as pessoas) que, necessariamente, introduz variações no desempenho ...
A importância da burocracia na garantia da máxima eficiência nas organizações se dá no fato de que ela representa um papel fundamental no que tange a eficiência de uma organização, já que é através da burocracia que os objetivos institucionais são atingidos. Ela ajuda muito na tomada de decisões de forma ágil e eficaz.
A burocracia é importante para a manutenção do poder de um rei, na medida em que gera oportunidade para o controle mais efetivo dos poderes e das condições de governo.
A burocracia seria um modo de organização fundado no aspecto da racionalidade, na preocupação em adequar os meios aos fins pretendidos, para a garantia de máxima eficiência no alcance desses fins. ... Isso é uma das bases da burocracia, comumente utilizada nas formas organizacionais atuais.
A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. ... A Burocracia almeja a previsibilidade do comportamento de todos os seus membros.
Além de abranger também a divisão de trabalhos e responsabilidades, ter hierarquia e compreender relações impessoais. As vantagens da burocracia são: possui caráter racional, é precisa na definição das funções, agiliza as decisões, possui constância e confiabilidade e uniformiza os procedimentos.
A teoria da burocracia tem como base o pensamento racional, para almejar a excelência. Atualmente as pessoas associam burocracia a processos demorados e com bastante papel (papelada). A teoria de Max Weber é o contrário do que as pessoas geralmente imaginam, de papel ou processos lentos.
Vantagens e Desvantagens da Teoria da Burocracia
Em seguida o autor aponta diversas críticas recentes feitas à burocracia, tais como: a burocracia não permite o crescimento pessoal e o desenvolvimento da personalidade; desenvolve o conformismo; não leva em conta a organização informal e os problemas não antecipados; seu sistema de controle e autoridade são ...
A burocracia é vista por muitos como algo muito ruim, é vista como um atraso em diversos processos que na visão de muitos poderiam ser executados rapidamente, sem contar os gastos que ela é capaz de causar.
O caráter formal diz respeito à estrutura das Constituições, ou seja, o documento escrito que contém as normas, e o caráter material diz respeito ao conteúdo constitucional.
Burocracia é um procedimento administrativo que consiste na organização de um grande número de pessoas que precisam atuar em conjunto. É um modelo que se distingue pela clara hierarquia de autoridade, a rígida divisão do trabalho, bem como regras, regulamentos e procedimentos inflexíveis.
Características (Weber) Caráter legal das normas e regulamentos: baseada em legislação própria. Regras e normas previamente estabelecidas; Caráter formal das comunicações: por escrito, para registrar os fatos; Caráter racional e divisão do trabalho: voltada para a eficiência da organizações.
[Pejorativo] Qualquer tipo de sistema que se define pela falta de eficiência, pela lentidão na resolução de questões ou pela falta de preocupação com as necessidades de cada indivíduo: a burocracia é o atraso da minha vida!
Chegou-se à conclusão de que, apesar das diferenças nas trajetórias intelectuais de Tragtenberg e Prestes Motta, a burocracia é entendida por ambos como organização, poder e controle.
A teoria da burocracia estatal hierárquica é que a informação é coletada nos postos mais baixos da organização e, a cada posto sucessivamente superior, o chefe escolhe as informações mais importantes coletadas por seus subordinados, separa o joio do trigo, e passa a informação selecionada para seus superiores.
Burocracia: termo derivado do latim e do francês que significa escritório. ... Com tantas tarefas intermediárias entre a jornada de trabalho, vida pessoal, cuidados com saúde e lazer é normal que serviços burocráticos sejam sempre deixados por último.
Este livro notável do filósofo alemão Max Weber é uma análise rigorosa da burocracia considerada como fenômeno de poder racional característico, embora não exclusivo, do capitalismo moderno e da democracia de massa.
Segundo a VEJA, 17% do PIB per capita do Brasil é perdido para a burocracia, pois consome R$ 48 bilhões por ano. As empresas devem manter cópias em papel de tudo, desde contratos a recibos em arquivo por pelo menos cinco anos, mas alguns acabam por mantê-los por mais tempo, caso precisem deles por razões legais.
burocracia é um excesso de procedimentos que uma empresa ou pessoa necessita realizar para conseguir algo. Isso dificulta o surgimento de novas empresas e o andamento da economia. Muitas vezes é a consequência de uma falta de eficácia por parte do governo.
De acordo com a sociologia das organizações, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.