No Atlântico Norte, a formação da dorsal Meso-atlântica deve-se ao deslocamento das placas tectônicas Norteamericana e Euroasiática. Já na parte do Atlântico Sul, é formada pela placa Sul-Americana e a placa Africana. ... O descobrimento da dorsal Meso-atlântica deve-se à dupla Bruce Heezen e Marie Tharp.
Tem mais depois da publicidade ;) Uma das dorsais mais conhecidas e mais estudadas pelos cientistas é a dorsal mesoatlântica, formada durante a separação continental e com a consequente constituição do Oceano Atlântico durante o período cretáceo, há cerca de 140 milhões de anos.
Esta dorsal foi descoberta na década de 1950 por Bruce Heezen e Marie Tharp. Essa descoberta levou à formulação da teoria de expansão do fundo oceânico e à aceitação da teoria de deriva continental de Alfred Wegener.
A Cadeia Dorsal Mesoatlântica é cordilheira submarina que se estende sob o Oceano Atlântico, e o Oceano Ártico, desde a latitude 54ºS até latitude 87ºN na ilha subantártica de Bouvet, à latitude 54ºS.
Uma dorsal oceânica forma-se a partir do processo de afastamento entre duas placas tectônicas, gerando uma área de elevação magmática e de produção de rochas. Uma dorsal oceânica é uma espécie de forma de relevo submarino que se forma a partir do processo de afastamento entre duas placas tectônicas.
Resposta. é uma cordilheira submarina que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano Ártico, desde a latitude 87ºN até à ilha subantártica de Bouvet, à latitude 54ºS. Os pontos mais elevados desta cordilheira emergem em vários locais, formando ilhas.
A origem da Cordilheira dos Andes se deu através do movimento de placas tectônicas, esse tipo de evento acontece desde o Período Mesozoico. Ela se formou por meio do movimento de sugação que a placa de Nazca realizou sob a placa Sul-americana.
Resposta: Relevo: Cordilheira dos Andes. A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa, formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário.
Resposta. As Cordilheiras são dobramentos modernos provocados pelos choques de placas tectônicas convergentes. A Cordilheira dos Andes foi formada pelo choque das placas de Nazca e Sul-americana. A Cordilheira do Himalaia foi formada pelo choque da placa asiática com a placa do oceano Índico se nao me engano.
A Cordilheira dos Andes é uma formação geológica em forma de uma extensa região de cadeias montanhosas que se estendem ao longo da costa oeste da América do Sul. Caracteriza-se, além de suas elevadas altitudes, por ser a mais extensa cordilheira continental do mundo.
A cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem de Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como América Andina.
Os países da América Andina são cortados pela Cordilheira dos Andes, sendo eles: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A América Andina é uma porção territorial da América do Sul. Recebe essa denominação pelo fato de ser cortada pela Cordilheira dos Andes, que se estende de norte a sul do subcontinente.
A Cordilheira dos Andes é uma cadeia de montanhas localizada na costa oeste da América do Sul. Ele está presente no território de sete países Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Argentina e Venezuela. - Ponto mais alto: Monte Aconcágua com 6.
Os Alpes são as cordilheiras mais altas e mais extensas da Europa, se estendendo por diversos países: sul da Alemanha, Suíça, Áustria, Hungria, Itália, Áustria, Eslovênia, Liechtenstein, França e Mônaco.
Aconcágua
3.
A Cordilheira dos Andes foi formada no período terciário, cerca de 65 milhões de anos atrás, através do contato das placas tectônicas Sul-americana e do Pacífico. Lembre-se que o nome Cordilheira refere-se a um conjunto de montanhas.
No oeste da América do Sul, por exemplo, o afundamento da placa de Nazca sob a placa continental originou a cordilheira dos Andes. A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectônicas (“tectônica” tem origem na palavra “construção” em grego) ou em falhas entre dois blocos rochosos.
A CORDILHEIRA DOS ANDES PROTEGE O CONTINENTE SUL AMERICANO DE TODAS AS CORRENTES MARÍTIMAS, POR ISSO INFLUENCIA TANTO O NOSSO CLIMA.
Para a população local a importância econômica da Cordilheira dos Andes está no fato de que dela formam-se rios que abastecem a região, proporcionando a prática da agricultura e o abastecimento de água para as famílias locais.
Porque a chuva do Brasil vem do oceano atlântico e, quando as nuvens "batem" na cordilheira dos Andes, a maioria fica "confinada" na parte leste, sobrando poucas nuvens para nossos "hermanos". Assim os Andes separam não somente os rios dos dois lados do continente, mas também o formador de rios que é a chuva.
Resposta: A Cordilheira dos Andes é uma formação geológica em forma de uma ... ... O clima na região andina em pouco favorece a habitação humana e a permanência de vida. ... que possuem um coração de tamanho maior do que a média dos habitantes ...
Resposta. Resposta: Os rios voadores interferem no clima da maior parte do território brasileiro. Isso porque a umidade do ar que é barrada pela Cordilheira dos Andes e que não se precipita é “rebatida” de volta para o continente, fornecendo umidade para as demais regiões do país.
As cordilheiras são um conjunto de montanhas que surgiram por meio do choque de duas placas tectônicas. ... Por vezes, quando duas placas tectônicas se chocam ocorrem terremotos, tsunamis e o aparecimento de montanhas, como a Cordilheira dos Andes e o Himalaia.
Resposta. Resposta:Há vulcões e montanhas para todos os gostos na Cordilheira dos Andes. ... Tudo isso se deve a cadeia montanhosa mais extensa do planeta, onde também é possível passear de trem pela Avenida dos Vulcões.
A presença de fósseis de animais marinhos na região do alto da Cordilheira dos Andes pode ser explicada devido ao aglomerados de conchas e de restos de peixes que possuíam por volta de 30 metros de altura.
Os Incas eram uma civilização avançadas, que permitiram a construção de diversas pirâmides e casas nessa área. Ou seja, eles modificaram o espaço natural, transformando-o em um espaço diferenciado, fazendo com que houvesse mudanças na área.
1) Por que no Brasil praticamente não existem terremotos? Terremotos são raros no Brasil porque o País está localizado no centro de uma das grandes placas que compõem a superfície terrestre. 2) A Cordilheira dos Andes (círculo no mapa), próxima da costa oeste da América do Sul, é umaregião onde ocorrem terremotos.