A brincadeira de pega-pega não tem limites de participantes. A partir de um mínimo de duas crianças já se pode brincar. Uma criança, através de sorteio ou do famoso 'dois ou um' terá que tocar em outras crianças enquanto elas correm.
Os benefícios da brincadeira pega-pega Quando as crianças estão correndo, elas trabalham seu equilíbrio, coordenação motora e desenvolvem consciência corporal. O pega-pega também desenvolve a cognição das crianças, pois é preciso pensar em estratégias para fugir e evitar ser pego.
A brincadeira ganha nomes diferentes, como picula, trisca, manja e pira. Nessa brincadeira, a turma se divide entre pegador e fugitivos. É bastante comum também a variação em que o grupo se divide entre pegadores e fugitivos, já que quem é capturado tem que ajudar o pegador a "caçar" os outros participantes.
Os participantes combinam as regras no início, decidindo o número de pegadores, se há alguma regra adicional (como uma proteção contra o pegador, chamado de pique ou fraio). Outra variação é o pega-pega correntão, onde a criança pega tem que dar a mão par o outro pegador e assim tentarem pegar todos os participantes.
Escolhe-se um pegador e os demais se espalham pelo espaço de jogo. Quando alguém é pego, dá a mão para o pegador e passa a atuar em dupla com ele. Em seguida, em trio, quarteto e assim sucessivamente, formando uma “corrente”, até que reste apenas um fugitivo, que será declarado vencedor.
Os participantes batem na mão do pegador, que conta até dez e corre atrás das crianças. Quando o pegador está prestes a pegar uma criança, ela tem que gritar o nome de uma fruta e se agachar. Se repetir o nome da fruta dita por ela ou por outra, a criança vira o pegador, e a brincadeira recomeça.
No fundo de cada campo, coloque a “bandeira” do time, que pode ser qualquer objeto. O jogo começa quando alguém diz “bandeirinha arreou”. O objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar.
Significado de Pega-pega Correria que resulta de alguma ação policial. Brincadeira de criança em que uma corre atrás de outra, buscando a pegar (tocar), com um lugar livre onde não se pode pegar; pique. ... Etimologia (origem da palavra pega-pega).
Pega-pega também é chamado de pira, trisca, picula e manja, em diferentes regiões do país.
O mesmo ocorre na fronteira com São Paulo, nos pontos 87, 88 e 7A , onde há 30 anos foi documentada a variante cobra-cega, e no ponto 86, a variante cabra-cega.