substantivo masculino [Figurado] Que não pode ser verdadeiro; que não é original; desprovido de autenticidade: conceitos estereotipados. [Figurado] Sem movimentação; inalterável: movimento estereotipado. Artes Gráficas. Que se conseguiu estereotipar (imprimir através de estereotipia): livro impresso estereotipado.
Um personagem estereotipado é aquele que apresenta uma série de características que facilitam a identificação de qualquer aspecto, tais como o local de onde nasceu (pelo sotaque, que é um estereótipo), nível de escolaridade (pelo uso da linguagem), e vários outros.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Gráf Placa metálica sólida para impressão, em que os caracteres estão fixos ou estáveis, fundidos por meio de um molde de papier-mâché , gesso ou outro material; clichê, estéreo, matriz.
O estereótipo funciona como um carimbo que alimenta os preconceitos ao definir a priori quem são e como são as pessoas. Sendo assim, o etnocentrismo se aproxima também do preconceito. Encontramos um exemplo de intolerância religiosa na relação com o candomblé e outras religiões de matriz africana.
Estereótipo é usado principalmente para definir e limitar pessoas quanto a aparência (cor da pele, tipo de vestimentas, uso de acessórios, etc), naturalidade (região ou país de origem) e comportamento (religião, cultura, crença, nível de educação, etc).
Trata-se da ofensa, da violência e do preconceito aliados a um histórico social de exclusão e marginalização, ou seja, foi necessário que os negros fossem sistematicamente discriminados, excluídos e maltratados para que atitudes de preconceitos contra a população negra fossem consideradas racistas.
O racismo no Brasil tem sido um grande problema desde a era colonial e escravocrata, imposto pelos colonizadores portugueses. Uma pesquisa publicada em 2011 indica que 63,7% dos brasileiros consideram que a raça interfere na qualidade de vida dos cidadãos.
No Brasil o racismo tem raízes na escravidão, que foi a “anulação dos valores da cultura negra”, feita pelos colonizadores com o objetivo de legitimar a dominação. Entre 1550 a 1850, foram deportados para o Brasil mais de 4 milhões de africanos.
Já o crime de racismo implica conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade e, geralmente, refere-se a crimes mais amplos”, explicou. Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. Pena: detenção de um a seis meses, ou multa. Pena: reclusão de três a cinco anos e multa.
LEI Nº 7.
Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena é agravada de 1/3 (um terço). Art. 7º Impedir o acesso ou recusar hospedagem em hotel, pensão, estalagem, ou qualquer estabelecimento similar. Pena: reclusão de três a cinco anos.
RACISMO: Previsto na Lei nº 7.
Art. 5º Difundir, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem: Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.
Os crimes de ódio (do inglês hate crime), também chamados de crimes motivados pelo preconceito, são crimes cometidos quando o criminoso seleciona intencionalmente a sua vítima em função de esta pertencer a um certo grupo.
A palavra xenofobia tem origem grega e significa, basicamente, aversão ao estrangeiro.
A discriminação consiste numa ação ou omissão que dispense um tratamento diferenciado (inferiorizado) a uma pessoa ou grupo de pessoas, em razão da sua pertença a uma determinada raça, cor, sexo, nacionalidade, origem étnica, orientação sexual, identidade de género, ou outro fator.
“§ 1º – Todos são iguais perante a lei, sem distinção, de sexo, raça, trabalho, credo religioso e convicções políticas. O preconceito de raça será punido pela lei.” A Constituição de 1969 manteve o texto da anterior, acrescentando somente que não seria tolerada a propaganda de preconceito de religião.
A discriminação ocorre quando há distinção ou exclusão da vítima. Já o assédio moral ou sexual se caracteriza por condutas abusivas que atinjam a integridade física ou psicológica de um indivíduo.
Preconceito é o ato de julgar algo ou alguém antes de conhecer o objeto de juízo. Podemos aplicar o termo preconceito às mais diversas situações cotidianas, como o preconceito formulado por aquele tipo de comida que você não experimentou e julga pela aparência.
Páginas na categoria "Preconceitos e discriminações"
Tipos de racismo
→ Racismo estrutural Podemos tomar como exemplos duas situações: 1. O acesso de negros e indígenas a locais que foram, por muito tempo, espaços exclusivos da elite, como universidades.
Para combater a discriminação na escola, podes tentar ter os professores como aliados. O director também pode estar do teu lado. Os jornais, a rádio e a TV podem mudar a maneira de pensar das pessoas. Deves informar os jornais, a rádio e a TV acerca da tua campanha.
“Discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos ...