Singapura deriva do sânscrito simhapura ou singhapura, que significa cidade do leão.
Além desses três exemplos, existem cinco línguas no Brasil, com mais de 10 mil falantes, como: o Tikuna (34 mil falantes), o Guarani Kaiowá (26,5 mil falantes), o Kaigang (22 mil falantes), o Xavante (13,3 mil falantes) e o Yanomami (12,7 mil falantes).
Aqui está uma lista das 10 línguas mais faladas no mundo de acordo com dados da Ethnologue (2020).
língua brasileira de sinais
A língua de sinais não é universal, cada país – às vezes até cidade – possui a sua própria língua com seus próprios sinais. Você sabia que LIBRAS é a segunda língua oficial do Brasil? Pois é! Ela foi reconhecida em 2002 e implementada pela lei que garante seu caráter oficial e estrutura gramatical.
Segundo o Censo mais recente, viviam em 2010 no Brasil 2,1 milhões de pessoas que escutavam muito pouco ou nada — o equivalente à população de Manaus. A pesquisa do IBGE não apontou quantas faziam uso da língua de sinais. As primeiras barreiras linguísticas por vezes são impostas pela própria família.
Educação. A Língua Brasileira de Sinais, conhecida amplamente por Libras, é usada por milhões de brasileiros surdos e também ouvintes. De acordo com o IBGE, há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil.
Em fevereiro de 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgou estatísticas sobre os surdos no Brasil, uma pesquisa informando que mais de 10 milhões de pessoas tem algum problema relacionado a surdez, ou seja, 5% da população é surda no Brasil. Destes, 2,7 milhões não ouvem nada.
Atualidade – Números do Censo Escolar de 2016 registram que o Brasil possui, na educação básica, 21.
Libras é a língua de sinais usada pela comunidade de surdos no Brasil e já foi reconhecida pela Lei, ou seja, é uma língua oficial, tal como nossa língua falada.
Existem vários dicionários de LIBRAS, sendo um deles, elaborado pelo Laboratório de Neuropsicologia e Linguística da Universidade de São Paulo, contém cerca de 3.
A LIBRAS, por exemplo, tem origem na linguagem de sinais francesa, e possui expressões e regionalismos próprios do Brasil. Em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é um sistema lingüístico legítimo e natural, utilizado pela comunidade surda brasileira, de modalidade gestual-visual e com estrutura gramatical independente da Língua portuguesa falada no Brasil.
A LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, é uma língua da modalidade visual-gestual (ou espaço-visual), pois a informação linguística é recebida pelos olhos e reproduzido pelas mãos.
Os autores UZAN et al, explicam porque a LIBRAS é a língua natural da comunidade surda: ... São línguas naturais porque, como as línguas orais, surgiram espontaneamente da interação entre os surdos, além de, através de sua estrutura, poderem expressar qualquer conceito desde o descritivo/concreto ao emocional/abstrato.
4. Quanto à estrutura linguística da Libras, podemos afirmar que: (2 pontos) a) ( ) Corresponde a uma gramática de gestos e mímicas que formam a língua. b) ( ) Corresponde a uma gramática de sinais extraídos do cotidiano ouvinte que originou a língua.
Considerando os fatos observados na LIBRAS, nós assumimos que a LIBRAS apresenta duas possíveis representações da estrutura da frase: uma com a projeção de IP para captar as derivações que apresentam verbos sem concordância, e outra com a projeção de AgrP e TP para acomodar as derivações que apresentam os verbos com ...
O que é Libras? ... Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.