Um lux é igual a um lúmen por metro quadrado (lux = lúmens/m2). Essencialmente, à medida que a luz partir do emissor, ela se dispersará por uma área. Quanto mais a luz tiver que viajar, mais ela será dispersa.
Método simples para calcular a quantidade de lâmpadas Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20m² de área, serão necessários de 2000 (100 x 20) a 4000 (200 x 20) lúmens.
Re: K ou RCR O Índice de Ambiente classifica diferentes ambientes de acordo com a área, considerando a distribuição uniforme das luminárias. O RCR corresponde às dimensões de um espaço fechado (comprimento, largura, altura), determinando os efeitos do coeficiente global de utilização de uma luminária dentro dele.
A reanimação cardiopulmonar (RCP) ou reanimação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória).
Ele indica o desempenho da luminária de acordo com as refletâncias do ambiente. Para determinar o fator de utilização, basta utilizar a tabela do fabricante cruzando o índice de recinto (k) com os índices de refletância.
Para determinar o Fator de Utilização, basta cruzar o valor do Índice do Local (K) calculado anteriormente (dado na horizontal) com os dados de refletância das superfícies do teto, da parede e do piso (dado na vertical).
O fator de manutenção, chamado também de fator de utilização, indica a depreciação luminosa considerada no cálculo luminotécnico futuro.
3-Descoberto o valor necessário para iluminação, para encontrar o valor mínimo de ventilação basta dividir essa medida ao meio....Como calcular a Iluminação e Ventilação Natural para a sua casa.
Em projetos residenciais, o cálculo depende de cada ambiente:
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Quanto maior a altura do teto, maior a quantidade de luz necessária. A luz é inversamente proporcional ao quadrado da distância. Se uma fonte luz proporciona 100 lux a um metro de distância, vai proporcionar apenas 25 lux a 2 metros de distância.
9 maneiras de trazer luz a um ambiente escuro
Como clarear ambientes escuros? Confira 8 dicas essenciais
Cores na iluminação Disponíveis nas cores rosa, verde, azul, amarelo e vermelho, você pode colorir os ambientes através da iluminação. Você pode usá-las como luz direta caso queira criar um ambiente temático ou usar como luz indireta, para decorar de forma mais discreta.
“Uma boa dica é utilizar lâmpadas de temperatura de cor amarela, pois estas são mais relaxantes”. Se o pé direito da sua sala for pequeno, evite utilizar lâmpadas halógenas, pois estas também esquentam muito. A arquiteta indica cuidado especial com a iluminação posta acima do sofá.
7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV
5 tipos de iluminação para sala de estar
Sala de estar Pode-se usar uma automação ou um dimmer para controlar a intensidade da luz e apostar na iluminação indireta com o uso de abajures e luminárias de piso. Uma dica é nunca colocar pontos em cima do sofá, de poltronas ou pufes, pois pode incomodar as pessoas que sentarem logo abaixo daquele foco de luz.
Os lustras devem ser usados de preferência em halls de entrada, salas de jantar ou de estar, onde podem ocupar espaços de destaque. Normalmente o plafon ocupa o centro de um ambiente e é instalado bem próximo ao teto. Esta peça pode produzir efeitos de luz direta ou indireta.
Ambientes modernos podem receber peças cromadas ou coloridas. Prefira lâmpadas amareladas para esse espaço. Sala de Estar: nesse espaço, é possível usar as luminárias pendentes em cima de uma mesa lateral ou de uma mesa de centro. Luzes quentes combinam com o aconchego do cômodo.
Utilize arandelas em ambientes onde você não precisa que a luz seja a protagonista. Logo, se encaixam melhor em cabeceiras de cama, corredores, banheiros do que em cozinhas ou salas de jantar. Este tipo de luminária oferece uma luz difusa, porém concentrada, o que traz um toque ainda mais sofisticado ao seu ambiente.
A iluminação pode ser bem suave e contar com cores mais quentes. O foco em mesas de centro faz com que a iluminação também fique centralizada, iluminando muito mais. As luzes laterais e distribuídas em alguns pontos nas paredes – com spots – são saídas para ressaltar quadros, esculturas ou aqueles adornos preferidos.
Vantagens da iluminação com trilho eletrificado
5 dicas para acertar na iluminação da cozinha
De modo geral, as lâmpadas de tonalidade branca são uma boa pedida de iluminação para cozinha. Esse tipo de lâmpada estimula a atenção e pode realçar as cores reais de objetos e alimentos. Para esses casos, as lâmpadas de LED são as melhores opções.