crossorigin="anonymous">
O biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos (de origem vegetal ou animal), que são decompostos, produzindo uma mistura de gases, cuja maior parte é composta de metano.
O biogás é produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, ele é usado como combustível para fogões, motores e geração de energia elétrica. Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas.
Os biocombustíveis podem ser produzidos a partir da cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho, beterraba, algas, além de resíduos domésticos e/ou industriais - caso sejam de origem biológica.
O biocombustível surgiu como uma alternativa econômica e ambiental aos combustíveis fósseis. ... Os principais tipos de biocombustíveis atualmente utilizados são o etanol e o biodiesel. Costumam ser utilizados tanto para a locomoção de veículos quanto para a geração de energia (através de geradores, por exemplo).
A significativa redução de gases poluentes é uma das principais vantagens do uso do biocombustível. A queima de carvão, petróleo e gás natural, que são combustíveis fósseis, libera elevadas quantidades de gases do efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono, e faz o planeta aquecer.
Desvantagens do uso dos biocombustíveis Consome grande quantidade de energia para a produção; Aumento do consumo de água (para irrigação das culturas);
Biocombustível no Brasil O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e juntos produzem 84% do etanol do mundo. A grande maioria do etanol dos Estados Unidos são produzidos a partir do milho, enquanto o Brasil utiliza como insumo principal a cana-de-açúcar.
Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima com mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte. Desvantagens: Produz poluição atmosférica, exaustão das jazidas, fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.
Além do fato de ser um recurso não renovável, o petróleo apresenta como desvantagem a emissão em grande quantidade de poluentes na atmosfera durante a sua queima.
Além de servir como base para a fabricação da gasolina, vários outros produtos, como gás natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, são derivados do petróleo. Pontos negativos: é poluente, gera guerras e disputas devido ao seu valor econômico, a sus extração é muito cara, entre outros.
Desvantagens do Gás Natural: - Apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. - Por ser mais leve que o ar tende a se acumular nas partes mais elevadas quando em ambientes fechados. - Por se tratar de um combustível fóssil, ele é uma energia não renovável, portanto, finita.
Impactos ambientais causados pelo uso de combustíveis fósseis. A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global.
IMPACTO AMBIENTAL DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
A combustão ou queima de todos os combustíveis fósseis gera gases poluentes, tais como o dióxido de carbono (CO2), que é considerado por muitos como o principal causador do aquecimento global; o monóxido de carbono (CO), que é tóxico e venenoso; material particulado, como a fuligem (C), e outros gases oriundos da ...
Os combustíveis fósseis são de grande importância, pois eles podem ser queimados (oxidação para dióxido de carbono e água), produzindo quantidades significativas de energia por unidade de peso. O uso do carvão como combustível é anterior à história registada.
O Petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras atividades. Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas.