O conhecimento resulta da interação do sujeito com o objeto. O desenvolvimento cognitivo ocorre pela assimilação do objeto de conhecimento a estruturas próprias e existentes no sujeito e pela acomodação dessas estruturas ao objeto da assimilação.
O conhecimento científico é um produto resultante da investigação científica → surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão.
Informação significa dados processados sobre alguém ou alguma coisa, enquanto o conhecimento refere-se a informações úteis obtidas através da aprendizagem e da experiência.
A função do conhecimento na atualidade é além de gerar ensino, formar o aluno enquanto cidadão que pertence a sociedade. Essa atitude faz com que a escola atual além de geradora, seja transmissora de valores. Cabendo aos profissionais da educação disponibilizar as ferramentas educacionais e ensinar os alunos a usarem.
A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.
Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua historicidade. É considerar que eles nem sempre foram assim. É perceber que certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões. Estas revelam interesses e, portanto, são fruto de razões objetivas e humanas.
Olhar sociológico é algo que, nos remete a realidade. Isto permite-nos ter a chamada consciência sócio-histórica, isto é, saber que somos fortemente influenciados pelas condições sócio-históricas em que vivemos. Para desenvolver um olhar sociológico é preciso quebrar tal forma de encarar a realidade.
Esta visão está identificada em narrativas geradas em uma situação definida como aquela em que os métodos das ciências naturais são eminentemente aplicáveis ao estudo dos fenômenos sociais e à solução dos problemas sociais.
O olhar sociológico é importante para a compreensão dos acontecimentos que se passam diariamente no campo social. Nesta direção, o olhar sociológico pode ser compreendido como o direcionamento para a análise e compreensão dos Fatos Sociais.
Estranhamento da realidade é uma "desnaturalização da realidade", é olhar para a sociedade, para os fatos e pessoas e não ter as "prenoções" sobre o que se vê, entende? É ter que não esperar o que se acha comum, o que aprendemos com o cotidiano.
O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade Por estranhamento, entendemos a postura metodológica que orienta a prática científica no sentido de desenvolver a atitude de se propor a conhecer a realidade social como observador, que olha de fora, e não de dentro, como se fizesse parte dela.
E o estranhamento nos ajuda a ter consciência disso. Um dos objetivos da Sociologia, no Ensino Médio, é debruçar-se sobre tais preconceitos e prenoções, identificando e ressignificando-os.
Estranhamento é a atitude de afastar-se da letargia da alienação e do conformismo. Estranhar é abandonar a atitude passiva perante o mundo e seus contextos e questioná-lo, buscando compreender suas vicissitudes.
Estrannhemento é o aro de estranhar no sentido da admiração,de espanto diante de algo que n se conhece e algo q n se espera:por achar estranho ao perceber alguem ou algo diferente do que se conhece ou do que seria de se esperar que acontecesse daquela forma:por supreender-se ou assombra-se em função do desconhecimento ...
Resposta: O estranhamento é o ato de admiração, espanto, pasmo diante de algo que não se conhece ou não se espera; estranheza. Na sociologia estranhar é no sentido de se admirar, de se espantar diante de algo diferente que não se tem conhecimento ou costume de frequentemente acontecer e/ou ver.