Dentre as áreas mais importantes da disciplina, estão: morfologia, que estuda as palavras isoladamente; sintaxe, responsável por estudar as palavras enquanto elementos de uma frase; e semântica, que estuda o significado das palavras e os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.
b) Que elementos, encontrados na primeira estrofe do texto 1, sugerem o afastamento do poeta parnasiano da realidade social? Resposta: O eu lírico descreve o trabalho do poeta parnasiano como um trabalho que deve estar afastado do "turbilhão da rua", que lhe seria estéril.
Foi um dos principais representantes do Movimento Parnasiano que valorizou o cuidado formal do poema, em busca de palavras raras, rimas ricas e rigidez das regras da composição poética. É membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
Como "tarefas" do poeta, podemos relacionar o verso "Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!", entendendo-se o ato de escrever como uma arte ou um ofício, em que o criador teima a reescrita com o intuito de atingir a perfeição da escrita formal.
São observações do poema: O poema desperta sensações de tristeza, luto, monotonia, medo... O poeta se preocupou mais com o conteúdo do poema. Alva, estruis, preludia, tumba, vesperal...
Quanto á linguagem, podemos identificar o poema "A um poeta" a função: ... (d) metalinguística, pois trata da própria linguagem quanto á sua utilização no poema. (e) poética, pois o poema apresenta subjetividade e emotividade.
O poema de Olavo Bilac "a um poeta" é chamado metalinguística, pois apresenta características dessa linguagem. A metalinguagem é uma linguagem que descreve ou fala de outra linguagem natural ou artificial. Ou seja, é uma linguagem que descreve a ela mesma utilizando um código próprio para explicá-lo.
2. O efeito do poema parnasiano deve parecer natural, "sem lembrar os andaimes do edifício" Explique a ideia expressa nesse verso. Esta afirmação " SEM LEMBRAR OS ANDAIMES DO EDIFÍCIO "significa que o resultado do poema , deve destacar a beleza e a sobriedade e a riqueza sem ter nada artificial .
Partindo para uma análise semântica do texto literário, observa-se que o poeta, com a metáfora “Última flor do Lácio, inculta e bela”, refere-se ao fato de que a língua portuguesa ter sido a última língua neolatina formada a partir do latim vulgar – falado pelos soldados da região italiana do Lácio.
Resposta. Resposta: O titulo do poema em questao revela a sua tematica, o que sera abordado no poema que se segue, que e, como o titulo indica, a lingua portuguesa, que esta descrita subjetivamente.
Respostas. 2)Por causa que a pessoa que narra o poema diz todas as coisas boas que acontecem nas manhãs do campo. 4) Ele pede para a menina provar das frutas azedas que cai das árvores. resposta: Porque o poema retrata uma manhã no campo e as coisas boas que há neste lugar.
2. a) "Esplendor" e "sepultura" exercem função sintática de predicativo do sujeito (tu), caracterizando a língua portuguesa. b) "Esplendor" e "sepultura" apresentam sentidos opostos (nascimento e morte). Logo, a figura de linguagem é antítese.
RESPOSTA: O primeiro texto se refere á uma criança querendo brincar e sendo forçada a trabalhar. Já no texto 2, o cartaz fala às pessoas dizerem NÃO a exploração infantil. OBS: Espero ter te ajudado✨, bons estudos (.
Resposta. Resposta: Para que os pais e a escola entrassem num consenso e pudessem decidir questões sobre o fardamento escolar.
Resposta. Resposta: O texto 2 foi escrito por causa do texto 1 que está informando que os alunos devem vir com o fardamento completo a partir do próximo semestre.
Em resumo, são textos comunicativos que contém mensagens simples os quais são escritos em pequenos papéis e enviados para a amiga de escola, irmão, mãe, dentre outros. Por esse motivo, o bilhete utiliza uma linguagem despretensiosa, ou seja, a linguagem informal e coloquial, tendo como principal função a informativa.