Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.
Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)
Significado de Sufixação substantivo feminino Processo de formação de palavras pelo acréscimo de sufixos.
Sufixos
A derivação parassintética ou parassíntese é um tipo de derivação em que ocorre o acréscimo de afixos (prefixo e sufixo) à palavra primitiva. Lembre-se que a derivação é um processo de formação de palavras que envolve o radical e os afixos (sufixo e prefixo).
Derivação Parassintética Faz-se pela anexação simultânea de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Exemplos: desalmado, entristecer.
substantivo feminino Reunião de palavras que se juntam para formar uma nova palavra como: girassol, passatempo.
Na composição por aglutinação ocorre a fusão de duas ou mais palavras ou radicais, havendo alteração de um desses elementos formadores.
No processo de composição por aglutinação, há junção de duas ou mais palavras com perda ou troca de letras e fonemas. Exemplo: plano + alto = planalto ---> a vogal O de "plano" foi suprimida.
Exemplos de palavras compostas por justaposição
- Vaivém – Justaposição: ocorre quando dois radicais unem-se sem que as palavras sofram transformações. - Pontiagudo – Aglutinação: ocorre quando dois radicais unem-se e um deles sofre alteração. - Enfurece – Parassíntese: ocorre quando os dois morfemas (prefixo e sufixo) unem-se ao radical simultaneamente.
[Gramática] Que se forma pela junção de duas ou mais palavras: substantivo composto. [Gramática] Que possui mais de uma oração: período composto. [Gramática] Cujo sujeito possui mais de um núcleo, geralmente ligados por conectivos.
# Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen. além-mundo– aquém-mar – recém-casado – sem-teto – vice-diretor... # O hífen encontra-se presente diante do advérbio “mal”, quando a segunda palavra começar por vogal ou “h”.
O hífen é usado quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal.
O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
No sentido de saudação, “bem-vindo” é um adjetivo e deve ser escrito com hífen. – Sejam bem-vindos à casa da minha mãe. – Não fui bem-vinda no casamento do meu ex-namorado. As formas “Benvindo/Benvinda” existem, mas devem ser grafadas com letra maiúscula, porque são nomes próprios.
A palavra caça-palavras deriva da junção de caça, forma derivada do verbo caçar, e palavra, do latim vulgar "parabŏla,ae", do grego "parabolé", com o sentido de comparação.