EQST

Quem Tem Direito A Indenizaço Adicional?

Quem tem direito a indenização adicional?

Para aplicação da indenização adicional, deve-se levar em conta a data da correção salarial de cada categoria. Apenas tem direito à esta indenização o empregado que for dispensado sem justa causa pelo empregador e desde que esta ocorra dentro do prazo de 30 dias antecedentes à data-base da categoria (trintídio).

Qual é o valor da multa do dissídio?

Como gerar a multa por dispensa 30 dias antes da data base do dissídio? O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a um salário mensal.

Quem foi demitido tem direito ao dissídio?

O dissídio pode tanto ser individual como coletivo. ... Em caso de funcionário demitido sem justa causa antes da data do pagamento do dissídio, ele tem direito a receber retroativamente os valores correspondentes aos meses entre a data-base e a definição do dissídio.

Pode ser mandado embora no dissídio?

Nada impede uma empresa de demitir um funcionário em data próxima à do seu dissídio. ... Segundo a lei nº 7.

Qual mês a empresa não pode demitir?

De acordo com as diretrizes da categoria, o funcionário não pode ser demitido nos 30 dias que antecedem a data base da convenção coletiva. Segundo a legislação, caso a demissão ocorra nesse prazo, sem justa causa, o empregador deverá pagar uma indenização de um salário mensal ao empregado dispensado indevidamente.

Como fica quem está próximo de se aposentar?

Para quem está planejando se aposentar por idade, a mudança é só para mulheres, que terão que completar 60 anos e seis meses em 2020. Quem faz aniversário no segundo semestre, precisa esperar mais. Se uma segurada completa 60 anos em julho de 2020, por exemplo, ela só teria 60 anos e seis meses em janeiro de 2021.

Quem tem direito de se aposentar pela lei antiga?

Mulheres no mínimo 60 anos de idade e homens 65 anos até um dia antes da validade da reforma e comprovar que tinha 15 anos de contribuição completos até o dia 12 de novembro.

Estou perto de me aposentar?

Não existe uma Lei que garanta a estabilidade pré-aposentadoria. Ela é assegurada aos empregados na Convenção Coletiva da categoria em que trabalha. Portanto, o primeiro passo para saber se você tem direito a estabilidade pré-aposentadoria é verificar quanto tempo de contribuição você tem.

O que diz a CLT sobre aposentadoria?

É concedido ao servidor que trabalha exposto a agentes nocivos à saúde, de forma contínua e ininterrupta, em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em legislação própria. É possível aposentar-se após cumprir 25, 20 ou 15 anos de contribuição, conforme o agente nocivo.

O que você vai fazer quando se aposentar?

Aposentei, e agora? Veja o que fazer na aposentadoria

  1. Investir mais. Uma das melhores formas de aproveitar a aposentadoria é investir seu dinheiro. ...
  2. Continuar trabalhando. ...
  3. Adquirir novas habilidades. ...
  4. Aprender um novo idioma. ...
  5. Fazer trabalhos voluntários. ...
  6. Viver de forma mais saudável. ...
  7. Criar amizades. ...
  8. Escrever suas memórias.

Como saber se a pessoa está para se aposentar?

Para consultar o rol de empregados titulares de benefícios previdenciários, é necessário informar o número do CNPJ e a senha da Empresa, acesso que pode ser obtido junto à Unidade de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal do Brasil da jurisdição do estabelecimento centralizador (raiz ou estabelecimento ...

Como é que eu faço pra saber se uma pessoa já está aposentada?

Acessando o site do INSS O primeiro passo para consultar aposentadoria é entrar no site do INSS. Após isso, é preciso clicar em “Consulta de situação de benefício”, que se encontra na guia “Serviços”.

Como saber se uma pessoa está para se aposentar?

São 3 formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF

  1. Fazendo login no Meu INSS;
  2. Entrando em contato pelo telefone de Atendimento do INSS 135;
  3. Acessando o site da Previdência Social.