É um procedimento que usa um sistema muito parecido com o cateterismo. Através dele é possível tratar vários tipos de obstruções das artérias coronárias, permitindo que o sangue volte a fluir livremente e evitando que o paciente passe pela cirurgia cardíaca de ponte de safena.
Resumo: O Sistema Nervoso Autônomo, através das vias simpáticas e parassimpáticas, controlam o sistema cardiovascular agindo com a liberação de neurotransmissores que podem aumentar ou diminuir a freqüência cardíaca.
O inotropismo e o cronotropismo representam força de contração e a freqüência cardíaca, respectivamente, e é o fator que altera o desempenho do coração em relação aos valores previstos pela auto-regulação heterométrica.
As fibras musculares cardíacas são atravessadas por discos intercalares (membranas celulares que separam as células individualmente) que conectam as células cardíacas em série. Este sistema torna o músculo cardíaco um sincício, onde o estímulo se propaga de uma célula para outra com muita facilidade.
Sincídio, também chamada de cenócito, são células formadas por diversos núcleos devido ao processo de fusão de várias outras células. ... A principal finalidade de um sincídio funcional é levar e coordenar informações aos órgãos, auxiliando no processo de bom funcionamento destes.
As junções comunicantes permitem que ocorra o tráfego de íons de célula a célula. Por esse motivo, o coração trabalha como um sincício funcional: quando uma célula for estimulada, todas também o serão quase que simultaneamente.