4.
O termo consistência é usado para descrever um estado físico, isto é, o grau de ligação entre as partículas das substâncias. Quando aplicado aos solos finos ou coesivos, a consistência está ligada à quantidade de água existente no solo, ou seja, ao teor de umidade.
O ensaio de determinação do Limite de Plasticidade consiste, basicamente, em se determinar a umidade do solo quando uma amostra começa a fraturar ao ser moldada com a mão sobre uma placa de vidro, na forma de um cilindro com cerca de 10 cm de comprimento e 3 mm de diâmetro.
É possível determinar o limite de liquidez de um solo através de dois dispositivos: a concha de Casagrande e o penetrómetro de cone. O limite de liquidez é definido como o teor de umidade do solo com o qual uma ranhura nele feita requer 25 golpes para se fechar numa concha.
Limite de plasticidade (LP)
Calcula-se o Índice de Plasticidade - IP de um solo pela diferença numérica entre o Limite de Liquidez - LL e o Limite de Plasticidade - LP; 2. Quando o Limite de Liquidez - LL ou Limite de Plasticidade - LP não puderem ser determinados, anota-se o Índice de Plasticidade - IP como NP (não plástico);
O Ensaio para determinar o Limite de contração é realizado com uma capsula, o qual a parte interna é recoberta com vaselina e preenchida com o solo úmido. A massa de solo é pesada (M1) e em seguida passa por uma estufa. A estufa é aquecida em 105 a 110°C, aproximadamente. Após seca, a amostra é pesada novamente (M2).
A contração ocorre quando o volume final é inferior ao que havia no corte. Se 1 m3 de solo (medido no corte) contrai para 0,9 m3 no aterro após compactação, a redução volumétrica é de 10%.