Ao organizar — com base no Projeto Político Pedagógico da escola e na BNCC — os conteúdos a serem estudados por cada série em cada disciplina, o planejamento não só garante que todo o currículo seja contemplado adequadamente, como também facilita a organização cotidiana dos professores e a preparação das aulas.
Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.
É todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos. É político, visto que está comprometido com as finalidades sociais e políticas da sociedade. ...
De acordo com Celso Vasconcelos, o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE PLANEJAMENTO E PLANO DOCENTE? PLANEJAMENTO é algo subjetivo, pensado, podendo ficar no campo das ideias ou, até mesmo, ser rabiscado, anotado. PLANO DOCENTE é algo mais concreto e sistematizado, ou seja, é a concretização do que se pensou no planejamento.
É nele que constam:
Planejar é definir o que a organização pretende fazer no futuro, ou seja definir objetivos. Envolve: decisão sobre objetivos, definição de planos para alcançar esses objetivos, e a programação de atividades para o alcance de objetivos. É responsável pela definição do futuro da organização. ...
Professores habilitados em nível superior para a docência em educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Participar da elaboração das normas internas que nortearão a prática da Unidade de Ensino. ...
Que tipo de planejamento apresenta a seguinte definição: “é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo, geralmente durante o ano ou semestre letivo”? Planejamento de unidade.
Pilares planejamento organizacional
Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. Em outras palavras, a empresa reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos.
A área de planejamento de uma empresa tem uma atribuição semelhante: ela traça planos e metas para o negócio e, como na nossa viagem, analisa diversos aspectos para que tudo corra bem e o objetivo seja alcançado.
O planejamento estratégico serve como um mapa, um roteiro para ajudar a organização a descobrir como ir aonde precisa. O processo inclui a análise de pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças, além do planejamento das operações futuras de uma maneira priorizada e realista.
O planejamento estratégico é fundamental para o sucesso do negócio. ... Um planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que tem o propósito de ajudar uma organização a fazer um trabalho melhor, porque nele se concentra a energia, recursos e tempo de todos da organização em direção do mesmo objetivo.
Os processos estratégicos são aqueles considerados essenciais para as atividades que a empresa exerce. Trata-se de uma sequência de tarefas responsáveis por gerar valor para o cliente final. São aqueles processos sem os quais seria impossível atender às necessidades dos clientes e superar suas expectativas.
O planejamento estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, pois ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio. ...