Músicas Folclóricas
A música folclórica pura inclui a típica dança de batida dupla chamada Kolo, dançada em rodas com quase nenhum movimento acima da cintura, e acompanhados por música instrumental feita geralmente com um acordeão, mas também com outros instrumentos: frula (tipo tradicional de gravador), tamburica ou gaitas.
Cantigas de Roda Populares no Brasil
A música tradicional (também chamada de música folclórica/folk) é o conjunto de canções tradicionais de um povo. ... O termo música tradicional/folclórica tem origem no século XIX, mas muitas vezes é aplicado a música que é mais antiga do que isso. Alguns tipos de música tradicional também são chamados de música do mundo.
A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil, na década de 60, e como uma nova opção de estilo musical, logo após a Bossa Nova. A MPB reflete a reunião de ritmos e movimentos musicais já presentes no país, trazendo um novo conceito de “música nacional”.
Resposta. Constitui uma herança cultural; Sofre variações dependendo da região; Transmitida de geração em geração; Não possui autor conhecido, sendo uma "criação coletiva". ... Reúne uma interessante mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas e europeus. Possui uma forte característica religiosa.
As danças folclóricas maracatu, frevo, carimbó e pau de fita, estão localizadas na região nordeste, norte e sul, respectivamente. Tanto o maracatu, quanto o frevo, são danças folclóricas tradicionais na região nordeste, principalmente no estado de Pernambuco.
região nordeste
Maracatu é denominado como uma dança folclórica de origem índio-afro-brasileira, oriunda do estado de Pernambuco surgindo por volta do século XVIII, a partir da junção musical das culturas indígenas, africanas e portuguesas.
A catira ou cateretê é uma dança folclórica presente em vários estados brasileiros. Há controvérsias em relação à sua origem, entretanto, acredita-se que ela contém influências indígena, africana, espanhola e portuguesa.
Os “Coco solto”, “Quadras”, “Embola-da”, “Coco de entrega”, “Coco de dez pés” são referidos pela métrica literária; os “Coco de ganzá”, “Coco de zambê”, pela música; os “Coco de praias”, “Coco de usina”, “Coco de sertão”, pelos locais; os “Coco de roda”, “Coco de parelhas ligadas”, “Coco solto”, “Coco de fila”, “De ...
As principais danças do estado de São Paulo são: Fandango "dança em grupo", Catira "que é um tipo de sapateado", e o Cururu " é uma espécie de cantoria de desafio acompanhado ao som de viola". Jongo " é uma dança de herança dos negros que é dançada em roda, contendo homens e mulheres".
Possuímos no folclore paulista um folguedo popular de características muito nossas: o Caiapó. É um folguedo-cortejo, no qual os dançadores se apresentam vestidos à imitação de índios, e talvez mesmo de selvagens da África.