Executar sem regularidade. 4. Perder o compasso; sair do compasso.
Um compasso é um instrumento de desenho para desenhar arcos de circunferência.
A alteração do compasso não afeta a reprodução do projeto, mas determina a grade de tempo na área de Trilhas, no Editor do Rolo do Piano e no Editor de Partitura. ... O valor de divisão (div) é normalmente definido como 1/16 notas, mas pode ser alterado, dependendo do nível de zoom atual.
com·pas·so so. 1. Instrumento com que se descrevem curvas que têm todos os pontos equidistantes de um centro e que serve também para tomar medidas. 2.
Compasso é um instrumento de desenho que faz arcos de circunferência. Também serve para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos, como por exemplo construir um hexágono, ou achar o centro de uma circunferência.
Se por outro lado considerarmos a métrica, eles podem ser binários, ternários, quaternários ou complexos.
Posicione a ponta do compasso em uma das extremidades do segmento de reta. Então, abra o compasso de forma que o lápis alcance além do ponto médio do segmento e desenhe um arco acima da reta e outro abaixo. Mantenha o compasso aberto na mesma configuração e posicione sua ponta na outra extremidade da linha.
Uma barra de compasso é uma linha vertical que separa os compassos. ... Esta barra de iniciar a repetição não atua como uma verdadeira barra de compasso porque não tem qualquer barra antes dela, sua única função é indicar o início de uma passagem a ser repetida.
As barras de compasso são utilizadas para separar os agrupamentos de notas, que formam os compassos, existe a barra simples, barra dupla, a barra final e o ritornello. A barra de compasso também chamada de barra simples serve para fazer a separação das notas do compasso, ela é simplesmente uma linha na vertical.
As Barras de divisão ou separação dos compassos é que determinarão os tempos dentro da música, proporcionando a leitura da música, o período completado pela música, o trecho que deverá ser repetido, e também a sua finalização...
Existem dois tipos de barra de compasso: a barra de compasso simples, com a primeira finalidade, e a barra de compasso dupla – que além de representar a totalidade obtida em uma fórmula de compasso representa a finalização de uma seção – sinônimo de parte de uma obra musical por arranjo ou composição.
Compasso binário: é formado por dois tempos, sendo o primeiro forte e o segundo fraco. Pode ser classificado como simples (2/8, 2/4, 2/2) ou composto (6/16, 6/8, 6/4). Compasso ternário: é formado por três tempos, sendo o primeiro forte, o segundo e o terceiro fracos.
A linha de compasso dupla marca o começo de outra seção, outro momento da música. Fique atento porque os tempos e até mesmo a tonalidade podem mudar.
As Barras de Apoio Retas são fabricadas em aço inox 304 e indicadas para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, gestantes e idosos, servindo como alça ou alavanca para ajudar o usuário a se apoiar e levantar.
Barra simples, é a barra que separa os compassos. Barra dupla, é a barra que mostra a mudança de tonalidade e notas na partitura. Barra final, é a barra que avisa quando a música chega ao final.
Semifusa
SINAIS DE REPETIÇÃO – SINAIS DE ABREVIATURA Os principais sinais para determinar a repetição de um trecho de música são: “Da capo”, “ritornelo”, e as expressões “1ª e 2ª vez”.
Sinais de repetição requerem outro sinal igual como ponto de referência. Se um trecho de música é repetido, mas com terminação diferente, usam-se duas chaves, uma com expressão 1ª vez e outra com expressão 2ª vez para finalizar.
O ritornello musical representa a repetição de um trecho musical já executado. No entanto, a próxima execução trará novamente os aspectos do ritornelo de Deleuze e Guattari, ou seja, o retorno daquele que volta novamente à casa, mas que já não são mais os mesmos, nem ele, nem a casa – o eterno retorno.
Os sinais de alteração podem ser empregados de três maneiras: fixos, ocorrentes e de precaução. Duas ou três notas são chamadas de enarmônicas, enharmônicas, ou en-harmônicas, quando têm a mesma altura e nomes diferentes.
Acidentes ou alterações são símbolos utilizados na notação musical para modificar a altura da nota imediatamente à sua direita e de todas as notas na mesma posição da pauta até o final do compasso corrente, tornando-as meio tom mais graves ou meio tom mais agudas, são representadas pelo símbolo sustenido(♯) ou bemol(♭) ...
Dobrado sustenido – Aumenta a altura da nota dois semitons ou um tom, dobrado bemol – diminui a altura da nota dois semitons ou um tom.
O bequadro é um símbolo da grafia das alturas que possui a função de cancelar um acidente seja sustenido ou bemol. Seja alterando um acidente ocorrente – posto provisoriamente, ou fixo – de uma armadura de clave. O Sustenido eleva a nota ou representa a elevação de uma nota em um semitom.
Em música, o sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação (♯) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. A palavra é usada como adjetivo para indicar entonação acima da altura constante da notação.
Os acidentes ou alterações musicais são sinais utilizados para modificar a altura da nota, podendo elevar ou abaixar a nota. Existem 5 alterações, as mais comuns são: o sustenido (#) que sobe a nota meio tom e o bemol (b) que abaixa a nota meio tom.
A função do sustenido é elevar uma nota em meio tom (mais uma vez, veja a aula de “tom e semitom”. ... E enquanto os sustenidos aumentam uma nota em meio tom (semitom) o bemol faz o contrário, ele baixa uma nota em meio tom. O símbolo do bemol é um pequeno 'b” depois de uma nota, por exemplo: Eb.