Com relação aos tipos de sofrimento, enquanto Dejours (1988) chama de sofrimento criativo o processo pelo qual o indivíduo transforma situações indesejáveis em possibilidades de prazer, o cristianismo defende que há uma dor boa, capaz de fazer com que o homem amadureça, transformando-se a si mesmo e àqueles que o ...
Faça pausas Nesse sentido, o lazer e o descanso é fundamental para a saúde mental. Precisamos ter horas de lazer para continuar a dar conta da demanda do trabalho. O excesso pode causar ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos. Cuidar da qualidade do sono, por exemplo, é essencial”, pontua a profissional.
Para minimizar o sofrimento, os participantes buscam realizar o máximo de atividades possíveis, negando seu sofrimento. Os resultados encontrados podem servir de base para a elaboração de políticas públicas de apoio social e desenvolvimento para as pessoas que se encontram em situação de não trabalho.
De acordo com a Teoria da Psicodinâmica do Trabalho, estratégias defensivas são mecanismos por meio dos quais o trabalhador busca modificar, transformar e minimizar sua percepção da realidade que o faz sofrer(1-2).
Geralmente atribuímos a origem do sofrimento ao controle, disciplina ou determinação. Sofremos seja pela falta ou pelo excesso de racionalização, de previsibilidade e de segurança.
Ao desobedecer uma ordem de Deus no jardim do Éden, Adão e Eva abriram a porta de todo sofrimento e aflição que existe na vida do ser humano. Podemos até dizer que o pecado é o “pai do sofrimento”. Enquanto estivermos neste mundo, o sofrimento existirá em consequência do primeiro pecado cometido no Éden.
Deus causa o sofrimento, lemos na Bíblia (Jo 34:10) em que diz que Ele não o faz. Mas, então por que Ele não acaba com a maldade nas pessoas, já que Ele é o todo poderoso, amoroso, justo e etc.? ... fazendo isso, Deus teria prisioneiros e não servos.
O sofrimento nos refina (Isaías 48:10) “Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição.” Como exemplificado nesse trecho, é na fornalha da aflição que somos purificados. É quando nossas qualidades e defeitos submergem e Deus os refina e os elimina.
Clique para ler o estudo sobre o Salmo 11:5, saber que Deus prova o justo e escolher para onde o seu coração vai se voltar. Mas a Palavra de Deus nos recomenda termos paciência e sermos perseverantes em meio às aflições, pois o sofrimento do cristão, no final das contas, irá cooperar para o seu bem.
11. Como Deus se sente quando vê você sofrendo? 11 Deus não gosta de ver o que está acontecendo no mundo nem de ver você sofrendo. A Bíblia diz que Deus “ama a justiça”.
Gênesis 2:18 – Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Efésios 5:33 – “Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito”.
Conheceu a Deus pelo que ele é não pelo que pode dar ou retirar do homem. Não deixou seu Deus de forma alguma, não lhe imputou culpa. Apenas calou-se e o adorou na pobreza e na desgraça aparente de sua vida. Mesmo com tamanha perda de seus bens sua saúde também começa a sofrer danos.
Segundo a Bíblia, Jó era um homem bom e honesto, que temia a Deus e se desviava do mal. ... Jó perdeu todos seus filhos e bens, teve chagas malignas da ponta dos pés à cabeça e sua esposa sofreu ao seu lado toda essa dor, mas apesar de tudo isso, Jó não pecou, nem pôs a culpa em Deus.
E Deus reverteu a situação de Jó, enquanto ele orava pelos seus amigos, e o Senhor devolveu a Jó em dobro a tudo quanto antes possuía de bens materiais, além de vir a ter outros sete filhos e três filhas, as quais vieram a ser consideradas como as mais belas da época.
Quando ele tinha cerca de 48 anos de idade (em 1916) a sua riqueza foi avaliada em cerca de 881 milhões de dólares, o que equivale 290 bilhões de dólares em valores atuais.
Dhu al-Kifl
Mansa Musa governou o Império do Mali no século 14 e seu território era abundante em riquezas naturais - com destaque para o ouro. Musa Keita I assumiu o poder em 1312. Ele assumiu o título de 'Mansa', que significa 'Rei', em um momento que diversos reinados africanos estavam prosperando.
Mukesh Ambani: a ascensão implacável do homem mais rico da Ásia - - Mercado - Folha.
Zhong Shanshan
Mukesh Ambani
10 homens mais ricos do Brasil