EQST

O Que Percusso Torcica?

O que é percussão torácica?

Percussão é uma técnica convencional da fisioterapia respiratória que consiste em movimentos rítmicos e sincronizados sobre o tórax do paciente, na área de projeção pulmonar, com o intuito de mobilizar a secreção.

Quais são os diferentes tipos de tórax?

A) Tipo Respiratório: Torácico ou Costal: movimentação mais proeminente da porção superior do tórax causada pela maior atividade dos músculos intercostais. Abdominal ou Diafragmática: movimentação maior da porção inferior do tórax causada pela ampla expansão do diafragma.

Qual a parte do corpo que se chama tórax?

Em anatomia, o tórax é a parte superior (ou anterior) do tronco de muitos animais, situado entre a cabeça e o abdómen. Nos vertebrados, o tórax estende-se da base do pescoço até ao diafragma.

Como é feito o exame físico do tórax?

Iniciar o exame pelos ápices e ir deslocando as mãos em direção às bases. Pousar as mãos espalmadas sobre as regiões a serem examinadas, de tal modo que os polegares se toquem levemente, em ângulo quase reto. Os demais dedos encostam levemente no tórax, levemente fletidos.

O que é broncodilatador pulmonar?

“Os broncodilatadores são medicamentos que atuam nos brônquios, levando ao seu relaxamento e, consequentemente, ao aumento do calibre das vias aéreas”, explica o médico. Boa parte das doenças que atingem o trato respiratório pode ser tratada com esses remédios, como asma, enfisema, bronquiolite e bronquite crônica.

Quais são os remédios broncodilatadores?

Para o tratamento de sintomas de asma, há três tipos de broncodilatadores: beta-agonistas, anticolinérgicos e xantinas. Estes broncodilatadores estão disponíveis para inalação, por comprimido, líquido e formas injetáveis, mas o método mais utilizado para os beta-agonistas e anticolinérgicos é por inalação.

É um efeito dos broncodilatadores?

Broncodilatadores agem através de seu efeito direto relaxante sobre a célula muscular lisa. Eles pertencem a três classes farmacológicas: agonistas dos receptores β2-adrenérgicos, metilxantinas e antagonistas muscarínicos (ou anticolinérgicos inalatórios).

Porque os broncodilatadores causam taquicardia?

Ele está presente nos pulmões e tem ação de dilatar (abrir) os brônquios. Este é o efeito desejado no paciente com asma ou enfisema. Mas também está presente no coração. E quando ele é estimulado causa aumento da frequencia de batimento do coração (taquicardia).

Quais efeitos dos agonistas adrenérgicos nas vias aéreas?

São agonistas receptores adrenérgicos que relaxam a musculatura lisa das vias aéreas e inibem a liberação de mediadores broncoconstritores pelos mastócitos. Os b-agonistas estimulam a adenilato ciclase e aumentam a formação AMPc intracelular.