Em um coração normal, a pressão diastólica final (PD2), ou seja, a pressão de enchimento ventricular varia entre 8-12 mmHg. Com isso, a complacência (flexibilidade e distensibilidade) da parede muscular cardíaca é quem determina a PD2.
Na educação, segundo Valente (2002) o desenvolvimento de projetos educacionais é uma alternativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as situações reais do mundo que vivemos, na busca de unir dois mundos que coexistem separadamente: a vida e a escola. ...
Na fisiologia cardíaca, o termo pós-carga deve ser entendido como sendo a dificuldade enfrentada pelo ventrículo, durante o processo de ejeção.
A contratilidade ventricular significa a força externa do músculo cardíaco ou do ventrículo. Quanto maior a contratilidade, maior será a pressão, maior o volume de ejeção, mesmo que a pré-carga e a resistência arterial não sofram alterações.
O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.
No infarto, temos um bloqueio de artérias coronárias, que causa um prejuízo na irrigação do músculo cardíaco. Isso pode causar um dano na força de contração do coração, podendo levar até ao surgimento da insuficiência cardíaca.