A gramática normativa é aquela que é aprendida na escola. Ela é o padrão usado no português e segue normas sistematizadas de acordo com normas da língua formais. A internalizada não segue um padrão estabelecido de maneira formal. Espero ter ajudado.
A gramática internalizada é a gramática que a pessoa nativa da língua conhece, isto é, o conjunto de regras gramaticais que o indivíduo utiliza em seu dia-a-dia.
Há 4 tipos de gramáticas: normativa, descritiva, histórica e comparativa. Ao mesmo tempo, a gramática da língua portuguesa é dividida em fonologia, morfologia e sintaxe.
A gramática é um sistema complexo e passível de diversas concepções. Por isso, ela é dividida em tipos distintos: gramática normativa, descritiva, histórica e comparativa.
A existência de uma gramática internalizada pode ser observada por dois fatos linguísticos: o primeiro é a criança produzir formas não usadas por falantes adultos. Por exemplo, é comum a criança utilizar a conjugação dos verbos regulares (comi, escrevi) para os verbos irregulares (fazi, trazi).