O Sistema osteo-mio-articular é o responsável pela movimentação e sustentação de nosso corpo. Como efeito da Talassoterapia pode-se citar: - Melhora força muscular (exercícios na água e na areia); - Diminui sobrecarga articular (exercícios na água);
O desenvolvimento osteoarticular O trauma repetido ou forças exageradas quando aplicadas ao esqueleto cartilaginoso podem produzir, diminuição da vascularização, lesão das placas de crescimento ósseo e conseqüente alteração na forma do osso definitivo.
As doenças osteoarticulares podem ser desencadeadas ou agravadas pelo peso do indivíduo, sendo a osteoartrose, a lombalgia e a hérnia de disco os principais exemplos disso. Saiba mais!
Artrose (osteoartrite) é uma doença das articulações que tem como possíveis causas obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes como futebol. Osteoartrite é a forma mais comum de artrite, caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas.
Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. No conjunto das doenças agrupadas sob a designação de “reumatismos”, a osteoartrite é a mais freqüente, representando cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia.
A osteoartrite é uma doença crônica que danifica a cartilagem e os tecidos circundantes e caracteriza-se por dor, rigidez e perda da função. A artrite decorrente de lesões na cartilagem das articulações e tecidos circundantes se torna muito comum com o envelhecimento.
Diagnóstico de Artrose Durante o exame físico, o médico irá examinar de perto a sua articulação afetada, verificando sensibilidade, inchaço ou vermelhidão. Ele ou ela também irá verificar a amplitude de movimento da articulação. Também podem ser recomendados exames de imagem e de laboratório.
Os tratamentos atuais impedem que a articulação se deforme. Menos de 15% dos pacientes com artrite apresentam deformidades quando tratados adequadamente. A artrose leva a deformidades diferentes da artrite reumatoide e estas ocorrem mais lentamente. A evolução da doença é mais arrastada e insidiosa do que na artrite.
Pessoas com doenças reumáticas, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lúpus, ou qualquer outra doença que estejam aposentadas por tempo de serviço/idade, não tem direito a isenção de pagamento de imposto de renda, logo, para terem direito a essa isenção podem solicitar a interpretação da lei a seu favor, ...
A artrite reumatoide é uma doença de origem autoimune marcada pela destruição progressiva de uma membrana que recobre as articulações. Estima-se que 2 milhões de brasileiros sejam afetados por essa condição, a maioria mulheres entre 30 e 50 anos.
Diferenças entre artrite e artrose Já a artrose ou osteoartrose é um problema ocasionado pelo desgaste da cartilagem das articulações do corpo. Assim sendo, enquanto a artrite consiste em uma inflamação das articulações, a artrose é provoca a degeneração das mesmas.
O diagnóstico de artrite reumatoide leva em conta os sintomas, o resultado de exames laboratoriais (VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide) e por imagem (raios X, ressonância magnética, ultrassonografia articular).
Segundo pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, a caminhada progressiva, associada ao tratamento com condroprotetor via oral (sulfato de glicosamina), pode trazer melhora nos sintomas dos pacientes com artrose no quadril e joelho.
A alimentação para esse tipo de artrite deve incluir alimentos com propriedades anti-inflamatórias, no entanto é importante evitar o consumo de alimentos que possam aumentar a concentração de ácido úrico circulante, como por exemplo as carnes vermelhas, fígado, coração e ingestão de bebidas alcoólicas.
Além de delicioso, o camarão tem propriedades no combate à artrite e à artrose graças à glicosamina. A substância é eficaz na redução da velocidade do processo de desgaste das articulações, melhorando o estado geral e a qualidade de vida das pessoas com artrose.
Carne vermelha, carne de porco, aves, ovos e manteiga Estes alimentos de origem animal contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente artrítico, pois aumentam a inflamação das juntas.