O podólogo é o profissional da saúde que estuda e trata dos pés. Suas atividades têm o objetivo de prevenir e tratar lesões nos pés e aconselhar pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados, como por exemplo, o tipo de calçado a ser usado, como cortar as unhas ou quais cremes e medicamentos são mais adequados.
Pacientes com “pés de risco” ganham qualidade de vida com atuação de podólogo no SUS - Portal Cordero Virtual.
O podólogo não substitui um tratamento avançado da área médica, mas é um auxiliar muito importante na identificação dos sintomas de patologias sérias dos pés nas áreas de ortopedia, dermatologia, angiologia, endocrinologia e outras.
Como desencravar a unha em casa
Para isso, as unhas devem ser cortadas em linha reta, evitando cortar o cantos, pois o cantos ajudam a guiar o crescimento da unha, evitando que se desenvolvam para debaixo da pele. Além disso, não se deve cortar a unha muito curta porque isso aumenta o risco de ela dobrar e penetrar a pele na parte da frente do dedo.
Por isso o papel do podólogo é essencial pois precisamos ter em mente que, caso a área não seja tratada de forma adequada, ela pode evoluir para uma inflamação, infecção e em alguns casos até a amputação. A manutenção adequada das unhas junto ao podólogo evita estágios mais graves de doenças.
De acordo com um estudo da JAMA Dermatology, que avaliou 3.
Um dos melhores recursos para clarear as manchas provocadas por pelos encravados é o peeling químico ou físico. Esse tratamento estético pode ser aplicado em regiões variadas, como axila, pernas e face. As esfoliações químicas mais famosas são feitas com ácido glicólico, ácido mandélico e ácido salicílico.
“Caso se trate de uma inflamação muito intensa, com pus, o ideal é usar substâncias que tenham uma ação anti-inflamatória, como o ácido retinóico e o ácido glicólico e antibiótico tópico”, indicou. Uma outra saída é fazer depilação a laser, pois ela vai destruir o folículo piloso e evitar a formação da foliculite.