O método Gráfico ou método Geométrico permite a resolução de problemas simples de programação linear de forma intuitiva e visual. Este método está limitado a problemas com duas ou três variáveis de decisão, tendo em vista que não é possível ilustrar graficamente más de 3 dimensões.
Como existe uma região viável, passamos a determinar os seus pontos extremos, ou vértices do polígono que representa. Esses vértices são os pontos candidatos a soluções ótimas.
A Programação Linear, que é uma técnica de otimização, é utilizada para solucionar problemas operacionais dos mais variados tipos, tais como programação da produção, definição de mix de produção, definição de rotas, planejamento de investimentos, priorização de atendimento de pedidos, entre outros tipos de problemas.
Em matemática, problemas de Programação Linear (PL) são problemas de optimização nos quais a função objetivo e as restrições são todas lineares. ... Vários algoritmos para outros tipos de problemas de optimização funcionam resolvendo problemas de PL como sub-problemas.
As diversas técnicas de Pesquisa Operacional disponíveis são aplicadas de acordo com a particularidade de cada caso. Algumas destas técnicas são: Programação Linear, Análise de decisão, Simulação, PERT/CPM, Teoria das filas e Scheduling.
O lpSolve é no entanto apenas um pedaço de código e não tem nenhum interface gráfico como o Excel (GUI – graphical user interface). Para usar o lpSolve há duas formas: ou se prepara um ficheiro de input e se manda correr ou se dá os comandos que definem o modelo um-a-um via um programa que interaja com o lpSolve.
Após definir um problema, clique em Opções na caixa de diálogo Parâmetros do Solver. Na caixa de diálogo Opções, marque a caixa de seleção Mostrar Resultados de Iteração para exibir os valores de cada tentativa de solução e clique em OK. Na caixa de diálogo Parâmetros do Solver, clique em Solucionar.
Apesar de você poder fornecer um valor tão alto quanto 32.