EQST

Quais So Os Perodos Literarios?

Quais são os períodos literarios?

Quinhentismo (de 1500 a 1601); Barroco (de 1601 a 1768); Arcadismo (de 1768 a 1808);...Representam o período as seguintes escolas:

  • Romantismo (de 1836 a 1881);
  • Realismo (de 1881 a 1893);
  • Simbolismo (de 1893 a 1922);
  • Modernismo (de 1922 a 1945);
  • Tendências contemporâneas.

O que é linha do tempo em literatura?

Acompanhe a seguir uma linha do tempo com os principais acontecimentos na história e na literatura desde o descobrimento do Brasil. Os acontecimentos abrangem desde o período do Quinhentismo até o Romantismo. Em breve, serão incluídos os períodos posteriores.

Quais são as características que podem enquadrar certas obras em um período literário?

Características do Texto Literário

  • Plurissignificação: as palavras, no texto literário, assumem vários significados. ...
  • Ficcionalidade: os textos baseiam-se no real, transfigurando-o, recriando-o. ...
  • Aspecto subjetivo: o texto apresenta, normalmente, o olhar pessoal do artista, suas experiências e emoções.

Quais são as principais características do texto literário?

O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.

O que é preciso para se considerar um período literário?

Estudiosos identificam e estabelecem um período literário, examinando a cultura, sociedade, história e literatura de uma nação, região ou outra unidade cultural ou geopolítica por um período prolongado. Eles descrevem um lugar através da análise de uma cultura local, sociedade, história e literatura.

Quais são os textos literarios?

Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literário é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.

Quais são os textos não literários?

São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias, os manuais, etc.

Qual a função de um texto literário?

Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.

O que torna um texto mais literário?

Explicação: O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.

Porque a crônica pode ser considerada um texto literário?

Resposta. Resposta: pq um texto literário e uma construção textualde acordo com as normas da Literatura,com objetivo e características próprias ,como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor... alguns peças teatrais,romances ,Crônica contos fabulas,poemas , etc.

Qual é a diferença entre crônica e crônica literária?

Esse tipo de texto é bastante comum principalmente nos veículos de comunicação, como o jornal impresso, revista, dentre outros. ... Já a crônica literária é definida como um texto narrativo em que o intuito do autor é narrar uma sequência de fatos, normalmente obedecendo uma ordem cronológica.

O que quer dizer crônicas?

Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia em uma narração curta e situa-se entre o jornalismo e a literatura.

Qual é o tema trabalhado na crônica?

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos.

Que situação poderia inspirar uma crônica?

Qualquer assunto cotidiano pode ser motivo de crônica. Por ser um gênero nascido na cidade, é comum que tudo que ocorra no ambiente urbano passe a ser escrito em forma de crônica.

O que significa crônicas na Bíblia?

Os dois Livros de Crônicas, geralmente chamados de I Crônicas e II Crônicas, são livros do Antigo Testamento da Bíblia cristã. ... O nome em português deriva do nome em latim destes livros, "chronikon", que foi dado por Jerônimo em sua tradução no século V.

O que diz o livro de crônicas?

I Crônicas Alémda genealogia de Adão até Davi, estão relatadas as conquistas de Davi e seu filho Salomão. O livro conta as reformas promovidas por Josafá, Ezequias, e Josias, e ainda, sobre a grande parte do povo ter continuado fiel a Deus.

Qual a finalidade do livro de crônicas?

Possui 29 capítulos. De autoria incerta, a tradição judaica afirma que o livro de I Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o cativeiro babilônico, resgatando assim a história do seu povo.

Quem escreveu a crônica e em que ano foi escrita?

Foi escrita por Rubem Braga. No ano de 1.

Quem escreveu o livro de primeira e segunda crônicas?

A Tradução Ecumênica da Bíblia sustenta que originalmente Crônicas I e II eram um único livro, sendo artificial sua divisão em dois livros, e que haveria um único autor para Crônicas, Esdras e Neemias, e que sua redação não teria ocorrido antes de 350 AC nem depois de 250 AC, mas haveria adições posteriores a 200 AC.

Quem é o autor da crônica a outra noite?

RUBEM BRAGA