Quinhentismo (de 1500 a 1601); Barroco (de 1601 a 1768); Arcadismo (de 1768 a 1808);...Representam o período as seguintes escolas:
Acompanhe a seguir uma linha do tempo com os principais acontecimentos na história e na literatura desde o descobrimento do Brasil. Os acontecimentos abrangem desde o período do Quinhentismo até o Romantismo. Em breve, serão incluídos os períodos posteriores.
Características do Texto Literário
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Estudiosos identificam e estabelecem um período literário, examinando a cultura, sociedade, história e literatura de uma nação, região ou outra unidade cultural ou geopolítica por um período prolongado. Eles descrevem um lugar através da análise de uma cultura local, sociedade, história e literatura.
Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc. Uma das características distintivas dos textos literário é a sua função poética, onde é possível constatar ritmo e musicalidade, organização específica das palavras e um elevado nível de criatividade.
São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias, os manuais, etc.
Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.
Explicação: O texto literário se diferencia dos outros tipos de texto pela sua linguagem ser predominantemente conotativa, ou seja, que explora o sentido não convencional das palavras e a multiplicidade de sentidos e usa uma linguagem simbólica, marcada pelo uso de metáforas, metonímias e outras figuras de linguagem.
Resposta. Resposta: pq um texto literário e uma construção textualde acordo com as normas da Literatura,com objetivo e características próprias ,como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor... alguns peças teatrais,romances ,Crônica contos fabulas,poemas , etc.
Esse tipo de texto é bastante comum principalmente nos veículos de comunicação, como o jornal impresso, revista, dentre outros. ... Já a crônica literária é definida como um texto narrativo em que o intuito do autor é narrar uma sequência de fatos, normalmente obedecendo uma ordem cronológica.
Crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia em uma narração curta e situa-se entre o jornalismo e a literatura.
A crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos.
Qualquer assunto cotidiano pode ser motivo de crônica. Por ser um gênero nascido na cidade, é comum que tudo que ocorra no ambiente urbano passe a ser escrito em forma de crônica.
Os dois Livros de Crônicas, geralmente chamados de I Crônicas e II Crônicas, são livros do Antigo Testamento da Bíblia cristã. ... O nome em português deriva do nome em latim destes livros, "chronikon", que foi dado por Jerônimo em sua tradução no século V.
I Crônicas Alémda genealogia de Adão até Davi, estão relatadas as conquistas de Davi e seu filho Salomão. O livro conta as reformas promovidas por Josafá, Ezequias, e Josias, e ainda, sobre a grande parte do povo ter continuado fiel a Deus.
Possui 29 capítulos. De autoria incerta, a tradição judaica afirma que o livro de I Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o cativeiro babilônico, resgatando assim a história do seu povo.
Foi escrita por Rubem Braga. No ano de 1.
A Tradução Ecumênica da Bíblia sustenta que originalmente Crônicas I e II eram um único livro, sendo artificial sua divisão em dois livros, e que haveria um único autor para Crônicas, Esdras e Neemias, e que sua redação não teria ocorrido antes de 350 AC nem depois de 250 AC, mas haveria adições posteriores a 200 AC.
RUBEM BRAGA