As funções do enfermeiro no gerenciamento de recursos materiais são: previsão, provisão, organização e controle. ... Utilizam recursos materiais, cabendo historicamente a eles a responsabilidade pela previsão, provisão, organização e controle desses materiais em suas unidades de trabalho.
Na previsão, por exemplo, a estimativa do material a ser comprado depende do consumo mensal das unidades, ou seja, da soma das “cotas” de todas as unidades, cujos valores são calculados com base na média aritmética do consumo, podendo ser estimada por uma expressão matemática, proposta por Castilho e Gonçalves (2010*).
Existem dois tipos de abordagens para a realização da previsão de demanda: a qualitativa e a quantitativa. ... Em relação ao horizonte temporal, o empresário pode fazer previsões de curto, médio e longo prazos, sempre de acordo com o tipo de previsão de demanda que vai fazer.
A previsão de estoque é uma tarefa que aplica métodos matemáticos e estatísticos aos registros de estoque e vendas. O objetivo é simular cenários futuros e prever as demandas de estoque.
Baseia-se em prever o consumo do próximo período tendo por base o consumo ou demanda do período anterior. Normalmente acrescenta-se certa quantidade, quando o consumo é relativamente crescente ou diminui-se quando o consumo for decrescente.
A previsão de demanda é uma variável muito importante para a gestão de estoque. ... Em muitos casos, as empresas fazem seus pedidos sem conhecerem totalmente a demanda. Por isso, a previsão ajuda na tomada de decisão para que não sobrem nem faltem produtos.
Uma forma de controlar e medir a gestão de estoques pode ser feita através da utilização de indicadores de avaliação de desempenho. As empresas buscam cada vez mais desenvolver indicadores que mostrem de forma real os níveis de estoques, o valor financeiro investido, a acurácia dos materiais, dentre outros.
Os indicadores de manutenção, assim como os indicadores de performance (ou desempenho), são um conjunto de informações que buscam mensurar e otimizar o funcionamento dos processos, a fim de aumentar a eficiência e a produtividade de uma empresa.
O que são MTBF e MTTR? MTBF (mean time between failures ou tempo médio entre falhas) e MTTR (mean time to repair ou tempo médio para reparo) são dois indicadores relacionado à disponibilidade de uma aplicação.
O TMPR, ou MTTR é o tempo médio levado para reparar um serviço de TI após uma falha.
Portanto, pelo que está definido, para o cálculo do MTTF devem ser consideradas as 24 horas que o reparo levou.
04 dicas essenciais para turbinar o MTBF e MTTR