O motor imóvel (em grego clássico: ὃ οὐ κινούμενον κινεῖ; romaniz.: ho ou kinoúmenon kineî – trad.: “aquilo que move sem ser movido”) ou primeiro motor (em latim: primum movens) é um conceito avançado por Aristóteles como causa primária (ou primeira causa não causada) ou "motor" de todo o movimento no universo.
O Primeiro Motor ou Motor Imóvel é responsável pelo princípio do movimento dado na causa eficiente ou final. ... Segundo Aristóteles, o Primeiro Motor é a causa do movimento das estrelas e das esferas celestes. Ele é necessário; existe de um único modo e não pode ser de outro; é eterno, incorruptível e im óvel.
O motor imóvel é sempre em ato, é ato puro, pois, se não fosse, teria que ser movido deixando de ser o primeiro motor. E é incorruptível, pois não possui a matéria que é sujeita a qualquer tipo de corrupção.
Na verdade, Aristóteles distingue a existência de quatro causas diferentes e complementares:
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel. ... Idéia que segundo ele é inata e todos tem a mesma fonte do que seria a justiça.
Segundo o autor, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário.
Política (do Grego: πολιτικός / politikos, significa " algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis "), algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados.