Causas da uveíte. As causas podem ser de origem infeciosa (bactérias, fungos, vírus e protozoários), auto-imunes ou idiopática (causa desconhecida). A uveíte é uma doença ocular geralmente isolada, mas que pode estar relacionada com outras doenças sistémicas.
Transmissão. A toxoplasmose ocular é transmitida por meio do contato com fezes de gatos e pela ingestão de verduras mal lavadas, carnes mal cozidas, leite não pasteurizado, ovo cru ou água não filtrada, uma vez que esses elementos podem estar contaminados com cistos do parasita.
O tratamento a escolher dependerá da manifestação da uveíte: Uveíte anterior: se não existe queratite ulcerosa, são utilizados corticoides tópicos, como o acetato de prednisona 1%, a dexametasona 0,1% ou o fosfato sódico betametasona 0,1%, aplicados 3-4 vezes por dia.
“O cuidado básico com os olhos dos gatinhos, assim que adotá-lo, é fazer a limpeza simples com soro fisiológico ou água filtrada usando gaze. Não indicamos limpar com algodão porque, às vezes, pode soltar um fiapo no olho”, alerta a especialista.
Para acalmar a coceira, a inflamação, a vermelhidão e outros sintomas, depois de limpar o olho, podemos aplicar com uma gaze esterilizada ao redor de um dedo infusão de camomila ou de tomilho, da mesmo forma que explicamos antes com o soro fisiológico.
Segure com firmeza a cabeça do bichano e levante a pálpebra superior com cuidado. Pode utilizar o polegar da mesma mão que segura ou o dedo mínimo da mão que vai aplicar o colírio. Com cuidado para não encostar o frasco diretamente no olho, pingue o número de gotinhas do tratamento. Deixe o gato fechar os olhos.
Se ela está aparecendo, mesmo que em apenas um dos olhos, pode significar desde um machucado ou irritação nos olhos até doenças graves em outras partes do corpo, inclusive câncer, e apenas o veterinário saberá dar o diagnóstico correto para ajudar o peludo.
A presença de pus nos olhos não é incomum em algumas infecções virais de gatos e um dos sintomas dessas doenças pode ser essa “remela” mais grosseira. O mesmo acontece também em grande parte das conjuntivites que acometem os nossos bichanos. Procure um médico veterinário rapidamente!
O gato com olho remelando pode ter diferentes significados, desde uma simples sujeirinha que entrou no olho do animal e acabou formando essa secreção até como indício de uma doença como a conjuntivite felina ou o glaucoma.
A anemia felina é caracterizada por um número reduzido de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea. Ela pode ser causada por outras doenças, como uma doença renal, verminoses, doenças intestinais, retroviroses ou pela perda de sangue em algum acidente.
Pratique Exercícios Físicos. Manter o seu cão ou gato em uma rotina de exercícios físicos é uma das melhores maneiras de fortalecer o sistema imunológico. Exercícios físicos não precisam ser uma tarefa chata e cansativa, pelo contrário, podem e devem ser uma atividade divertida.
Por esta razão você deve tentar estimular o apetite do gato através do olfato ou do interesse, por exemplo:
Atualmente, existe no mercado uma variada gama de vitaminas específicas para gatos em formatos que facilitem a administração como pastas, gel, guloseimas e cápsulas. Além de restaurar as vitaminas, a suplementação fortalece o sistema imunológico do pet.
- Cães: 25 a 50 gotas, duas vezes ao dia. - Gatos: 12 gotas duas vezes ao dia. - Aves, Mustelídeos, Roedores e Répteis: uma a três gotas por dia. O período de suplementação de Vitamina C deve ser realizado durante 1 a 4 semanas.