Resposta. Resposta: Os povos indígenas utilizavam em seu cotidiano materiais a sua volta, o rio, as plantas, etc. Seus hábitos que foram incorporados na nossa cultura são diversos, como tomar banho todos os dias, tiveram Influência também na culinária e na língua, palavras como: carioca, abacaxi, Teçá entre outros.
Por exemplo, a alfavaca que tem função antigripal, diurética e hipotensora, ou o boldo que é digestivo, antitóxico, combate a prisão de ventre e pode ser usado também nas febres intermitentes (que cessam e voltam logo) são descobertas dos índios utilizadas no nosso dia a dia. O artesanato também não fica de fora.
Mas não foi só na língua portuguesa que tivemos influência indígena. Sua herança e contribuição para a formação da cultura brasileira vai além: passa da comida à forma como nos curamos de doenças. ... O conhecimento da flora e das propriedades das plantas os fez utilizá-las nos tratamento de doenças.
Partindo de uma perspectiva histórica, a importância da proteção e do valor a cultura indígena se deve a preservação de seu povo, que, bem antes da chegada dos portugueses e toda a miscigenação que desencadeou no que o Brasil é hoje, eles já eram presentes, com seus métodos de caça, crenças, rituais etc.
A contribuição indígena foi decisiva na formação do povo brasileiro, a começar pelo próprio DNA do nosso povo, que com exames de mapeamento genético demonstra a presença do DNA indígena em grande parte da população, independentemente da aparência física.
A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Identidade e pertencimento étnico não são conceitos estáticos, mas processos dinâmicos de construção individual e social. Dessa forma, não cabe ao Estado reconhecer quem é ou não indígena, mas garantir que sejam respeitados os processos individuais e sociais de construção e formação de identidades étnicas.
Segundo o professor, a apropriação e a ressignificação desses elementos pela população local deram origem às manifestações que temos atualmente, na Capital, protagonizadas por diferentes grupos sociais nas mais distintas formas de expressão, como ofícios, celebrações, músicas, danças.
De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C, seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães ...
Nessa imensa vastidão cultural, entre as principais manifestações culturais estão o carnaval de Salvador, a festa da Independência da Bahia, as festas juninas no interior, em especial a guerra de espadas em Cruz das Almas e em Senhor do Bonfim, a lavagem do Bonfim, a Festa de Santa Bárbara, a Festa de São Sebastião, a ...