A acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa. Já o dry needling ou agulhamento a seco foi desenvolvido nos Estados Unidos em 1940 graças aos estudos aplicados de Janet Travell. ... — O agulhamento a seco é indicado para dores musculares, e a acupuntura é mais geral, para tratar doenças sistêmicas.
O objeto é inserido através da pele do paciente até atingir o músculo alvo, sem necessidade de anestesia. O agulhamento leva ao aumento do fluxo sanguíneo nesta área, provocando relaxamento muscular e alívio da dor. Em geral, o procedimento causa apenas um leve desconforto e é bem tolerado pelos pacientes.
A técnica pode ser utilizada por diversos profissionais da área da saúde, e não segue os mesmos pressupostos da medicina tradicional chinesa. Público-alvo: Acadêmicos de Fisioterapia e Quiropraxia e Fisioterapeutas e Quiropratas.
Portanto, prática autorizada apenas para médicos. Recentemente, tomamos conhecimento de que o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), por meio do Acórdão 481, considerou o fisioterapeuta apto à utilização de Agulhamento Seco.
A técnica também é indicada para recuperar movimentos. O procedimento pode ser feito no consultório médico, do fisioterapeuta ou até mesmo em casa. — O agulhamento seco é feito diretamente no ponto de dor, no caso de tensão muscular, nos pontos-gatilhos, e também quando há um deficit de movimento.
Não sentir os nódulos de tensão pode ser muito mais sério do que quando eles atrapalham a nossa rotina....Entenda como:
Os terapeutas mais indicados para o tratamento com ventosas são os formados em Medicina Tradicional Chinesa, o acupunturista e o fisioterapeuta especialista em acupuntura ou que tenha conhecimento desse tipo de técnica.
Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, aliviando as tensões e as dores musculares e articulares. Em alguns casos, o uso da técnica também tem objetivos estéticos, como, por exemplo, o tratamento da ventosaterapia para celulites e estrias.