Apesar de ser um pouco mais difícil, é possível engravidar, mesmo com adenomiose. Estimativas indicam que 14% das mulheres inférteis têm essa patologia. Com o tratamento devido, existem chances de a gravidez ocorrer. A dificuldade de engravidar para quem tem adenomiose ocorre no momento da nidação.
A cirurgia para endometriose é indicada quando a mulher apresenta sintomas graves e que podem interferir diretamente na qualidade da mulher, quando o tratamento com medicamentos não é suficiente ou quando são verificadas outras alterações no endométrio ou sistema reprodutivo da mulher como um todo.
Até ao momento, nenhum tratamento cura a endometriose. A única “cura” que existe é a remoção dos focos sem que haja reincidências, o que infelizmente é raro por um variado número de razões. Assim sendo, devo lembrar-vos de que este tratamento tem como objectivo minimizar (ou até eliminar) os sintomas.
7 dicas para viver melhor com endometriose
Basicamente, mulheres com endometriose devem se ater a uma dieta rica em fibras, com muitas frutas e vegetais, devendo eliminar alimentos fonte de gordura animal como carnes e laticínios; mas como a proteína é essencial para a manutenção da imunidade, dar preferência às carnes e laticínios pobres em gordura e aumentar ...
O consumo de carne vermelha, carne de porco, embutidos deve ser desestimulado, assim como os industrializados. Os mesmos contém alta quantidade de gordura saturada, que já foi relacionada com a piora da Endometriose. O excesso de açúcar e álcool se torna inflamatório no organismo da mulher.