Engenharia e a sustentabilidade A engenharia sustentável surge hoje como uma necessidade, buscando propor projetos que consigam integrar a vida moderna com a natureza, de modo a reduzir os impactos e a remediar os impactos já causados no passado.
Além disso, ele pode ser aplicado desde uma comunidade até todo o planeta. A sustentabilidade é alcançada através do Desenvolvimento Sustentável, definido como: ... Isso quer dizer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras.
O conceito de sustentabilidade na construção civil é garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais, potencializem a viabilidade econômica e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.
Como tornar uma construção mais sustentável?
Quais são os principais impactos ambientais da construção civil?
Construções sustentáveis representam o resultado de uma abordagem mais harmonizada com o meio ambiente, desde o planejamento até o acabamento do prédio construído. Construir de modo sustentável requer estar atento para amenizar os impactos ambientais e aproveitar os recursos naturais com a máxima eficiência.
Nenhuma obra é feita sem uso de materiais de construção. Sua qualidade e durabilidade garantem a qualidade e durabilidade da edificação. Algumas propriedades fazem com que eles sejam adequado ao uso, entre eles estão: a resistência, a trabalhabilidade, a durabilidade, a higiene e a segurança.
O conhecimento das propriedades mecânicas dos materiais, por exemplo, proporciona a escolha de fatores de segurança adequados, que irão influir de maneira decisiva na parte econômica de um projeto.
Principais propriedades dos materiais
Ela vai além disso, pois se preocupa em adequar o revestimento às exigências de ambientes externos e internos, ao orçamento disponível e, principalmente, ao gosto do cliente. Por conhecer diversos materiais, o arquiteto consegue atender a todos esses objetivos sem precisar abrir mão da qualidade e da estética.
A importância dos arquitetos e urbanistas na formação de cidades e espaços construídos é primordial. Esses profissionais têm o papel de serem catalisadores nas transformações dos anseios de uma sociedade. ... A responsabilidade de todos esses espaços passa pelas mãos de arquitetos.
Ao tratar da arquitetura o autor utiliza a sua acepção como a das artes plásticas em geral. O conceito de forma está ligado a outros dois termos próximos e opostos: à matéria e ao conteúdo, em relação ao primeiro, “[...] forma é a configuração dada à matéria com a finalidade de obter um objeto individualizado.
A palavra designa genericamente a medida do volume de um determinado elemento, sólido, líquido ou gasoso. Em arquitetura, volumetria refere-se às dimensões que definem o volume de um determinado edifício e das suas partes, incluindo os agregados, a terra removida do terreno ou ali colocada, etc.
Resposta. O arquiteto é responsável por fazer todo o planejamento de um edifício, desde seu desenho, criação de espaços internos e externos, verificação da funcionalidade desses, tal como se preocupar qual será o impacto da obra no meio ambiente e no local que será construído.
Os arquitetos no Egito, por sinal, eram considerados como as pessoas que realizavam os grandes sonhos dos faraós. A arquitetura das pirâmides se dividia em escalonada (Ou em degraus), sendo estas o primeiro modelo de pirâmide construído. Elas tiveram grande importância,pois representavam uma evolução das mastabas.
A função do Arquiteto e Urbanista. Arquitetos e Urbanistas desenvolvem um papel importante na formação das cidades e espaços construídos utilizando ferramentas de acessibilidade, economia, segurança, conforto e também beleza. ... Além disso, também trabalham como gerador de elementos construídos nos espaços habitados.
O urbanista (ou arquiteto urbanista) é um profissional que atua em projetos de desenvolvimento de bairros, cidades e saneamento básico. Ele cria estratégias para atender às necessidades locais, aproveitar melhor o espaço e recursos disponíveis — e isso traz diversas vantagens para os imóveis.
Arquitetos e urbanistas tem como papel central de serem catalisadores nas transformações dos anseios de uma sociedade. Ou seja, cabe diretamente a nós traduzir tudo aquilo que é almejado como ideais de bem comum, de espaços qualificados para todos em uma realidade acessível e plausível.
O profissional de Urbanismo é o responsável que se ocupa da organização de um espaço urbano, acompanhando seu desenvolvimento, buscando a melhor localização para as ruas, para os edifícios e instalações públicas de maneira que a população viva nestes espaços, buscando sempre melhorar a qualidade de vida delas.
O profissional de arquitetura é o responsável por organizar espaços (externos e internos) para que eles sigam os critérios de estética, conforto e funcionalidade. ... Já o arquiteto urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros.
Arquiteto especificador: entre R$ 2.