Músculo que suspende e eleva os testículos. É inervado pelo nervo genitofemoral e insere-se, superiormente, na crista do púbis, ligamento inguinal e bainha do reto abdominal e, inferiormente, nas bolsas testiculares.
Varicocele é uma dilatação das veias que drenam cada testículo, geralmente relacionada a incompetência das válvulas venosas e pode colocar em risco a fertilidade do homem. Tem causa multifatorial, sendo a genética um fator muito importante. Não há relação direta com levantar peso.
Tratamento. A maioria dos pacientes com varicocele não precisa de tratamento. Quando apresentam dor testicular podem ser tratados com medicamentos ou uso de suspensório escrotal.
A varicocele não pode ser prevenida. No entanto,é preciso atenção médica para prevenir o avanço das varizes e complicações como a infertilidade. É importante consultar um urologista para saber como tratar o problema, principalmente quando causa dores.
As formas de correção da varicocele são:
Estes pacientes apresentam dor em repouso, dor essa que é exacerbada pela movimentação dos testículos. A atividade sexual pode, portanto, aumentar a dor nestes pacientes que já têm uma inflamação crônica. O diagnóstico da varicocele é feito pelo exame físico, ultrassonografia testicular com Doppler e espermograma.
A cirurgia de varicocele geralmente é indicada quando o homem sente dor testicular que não passa com remédios, em casos de infertilidade ou quando são detetados baixos níveis de testosterona plasmática.