O primeiro passo é instalar a estação total de maneira correta....Instalar a estação total
1- Colocar o teodolito no tripé; - Encontrar o ponto topográfico (piquete de madeira cravado no solo – tachinha); - Colocar os pés do tripé eqüidistante do ponto topográfico; - Fixar o teodolito ao tripé através do parafuso fixador da base do tripé; - Ajustar a altura do aparelho (luneta), com o operador, através do ...
Teodolito – mede ângulos horizontais e verticais. Taqueômetro – é um teodolito que permite determinação indireta de distância pelo método taqueométrico. Estação Total – teodolito eletrônico que possui um MED (medidor eletrônico de distância) integrado o que permite determinar distâncias.
Para fazer a medição é necessário posicionar a estação total num local livre de obstáculos e mirar até o prisma. O prisma fica sobre uma “vara” metálica e deve ser colocado sobre o ponto onde se quer medir. A estação total então emite um feixe de laser que reflete no prima e retorna ao equipamento.
Pressione a Tecla 5, ou mova o cursor até a opção “Config” e depois pressione a tecla “Enter”. Nesta tela temos opções para configurar a estação total e os dados. Entre na opção “Trabalho” apertando a tecla “1”, ou “Enter”. Para mudar as páginas na tela, use a tecla Page, explicada no início do documento.
A distância horizontal não é a distância que se mede no terreno, mas a distância que se obtem quando se utiliza um mapa topográfico (mapa planimétrico) para medir a distância entre dois pontos.
A declividade é um número puro, geralmente expressa em %. Equivale a uma diferença de nível para 100m de distância horizontal. Exemplo: DV = 10m; DH = 200m d = (10/200) x 100 = 5% para 100 metros, haverá uma diferença de nível (DN) de 5 metros.