O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais.
O transtorno de personalidade esquizotípica é caracterizado por um padrão generalizado de desconforto intenso com relacionamentos íntimos e com capacidade reduzida para tal, por cognição e percepções distorcidas e por comportamento excêntrico.
O tratamento é com psicoterapia e possivelmente antidepressivos. (Ver também Visão geral dos transtornos de personalidade.) Em pacientes com transtorno de personalidade dependente, a necessidade de ser cuidado resulta na perda de sua autonomia e interesses.
Existem vários tipos de transtornos de humor como o transtorno afetivo bipolar, episódio depressivo, transtorno depressivo recorrente e os transtornos persistentes do humor como a distimia e ciclotimia. Desta forma, se encontram presentes alterações de ordem emocional, comportamental e de pensamento.
São transtornos que causam discrepâncias entre o potencial e os níveis reais de desempenho acadêmico, assim como as previsões das habilidades intelectuais da pessoa. Os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações.