A linfonodomegalia é um aumento local ou generalizado dos linfonodos. Pode afetar qualquer parte do corpo, sendo mais comum no pescoço, nas axilas, na região inguinal e do mediastino. Pode ser tanto uma inflamação passageira, quanto representar uma doença grave.
Olá, LInfonodos são conhecidos popularmente como inguas, Fazem parte do sistema linfático e são fisiológicos, ou seja normais, em todo o corpo. Podemos sentí-los nas pessoas mais magras na região do pescoço e na região da virilha (inguinais).
Linfonodos que aumentam durante infecções, são mais provavelmente relacionados à resposta ao agente agressor. Linfonodos dolorosos ou quentes à palpação, nesse contexto, também são mais provavelmente de origem reacional a infecção. Estes linfonodos estão em geral próximos ao local onde está ocorrendo à infecção.
Linfonodos, ou gânglios linfáticos, são estruturas do sistema linfático cuja função é manter o equilíbrio de fluidos, com a produção da linfa e o sistema imunológico, mantendo o corpo saudável. O sistema linfático está presente no organismo como uma grande rede, semelhantes ao sistema vascular.
Os médicos dão as dicas: nos dois casos, os gânglios podem aparecer em qualquer parte do corpo. Em caso de serem benignas, as ínguas não alteram o tamanho e doem; já no caso do câncer, elas aumentam, são mais rígidas e múltiplas. Além da íngua, febre, coceira na pele e sudorese são outros sintomas do câncer.
As ínguas podem ser caracterizadas como sendo caroços que podem surgir como resposta do sistema imunológico frente a infecções e inflamações. A íngua no pescoço pode surgir após infecções simples, como gripes, resfriados ou dores de garganta, por exemplo.