A Lei Complementar 155/2016 criou a figura do “investidor Anjo“. Ele é uma pessoa física ou jurídica que poderá investir na ME ou EPP aportando capital, ou seja, fornecendo recursos para que a empresa se desenvolva e, com isso, depois ele recebe de volta esse investimento realizado.
O sócio investidor é alguém que injeta recursos financeiros em determinada empresa. Esse investimento é realizado depois da constatação de que a empresa tem grande potencial de lucro e que, portanto, haverá retorno desse capital investido.
Onde Encontrar Um Sócio Investidor
Conheça abaixo cinco plataformas que permitem investimentos do tipo e podem ser usados no lugar de financiamento coletivo:
Requisitos para se tornar um membro investidor da Anjos do Brasil: Experiência profissional de pelo menos 10 anos, tendo exercido cargos de alto nível ou ser/ter sido sócio/proprietário de um negócio (para profissionais liberais é considerado se tiver seu próprio escritório, clinica, consultoria, etc.).
Os investidores precisam ter uma série de outras competências para agregar valor à startup, como: ampla rede de contatos, conhecimento e expertise na área demandada, um bom histórico empreendedor e conhecimento de mercado.
Ao invés de um retorno mensal na forma de, por exemplo, pagamentos de juros, você como investidor de startups busca um retorno muito maior com esse tipo de investimento. Investidores-anjo sabem que só vão realizar esse retorno daqui a no mínimo 4 anos e caso a empresa tenha sucesso.
Em início de carreira, os salários podem oscilar entre R$ 2.
Preparei uma lista do que pode ser desejável registrar no seu primeiro diário de trading.
SmarttBot