adjetivo Que tem sabor ácido; acre. Que se estragou pela fermentação: alimento azedo. [Figurado] De mau humor; irritado: pessoa azeda. [Figurado] Que age ríspida e rudemente; áspero.
Ácido descreve um dos cinco gostos primários. É produzido por soluções ácidas, como por exemplo solução de ácido cítrico. Diferente de azedo, que se refere a algo estragado, Acido esta ligado ao modo na qual fora produzido.
Uma das características em comum dos ácidos é o sabor azedo, porém não devemos utilizar tal propriedade para identificá-los, pois ingerir substâncias desconhecidas pode ser muito perigoso e até letal.
adstringente
Os ácidos são classificados em orgânicos e inorgânicos: Orgânicos: substâncias que fazem parte da nossa alimentação como o ácido cítrico (laranja, limão, acerola), ácido málico (maçã), ácido tartárico (uva), ácido acético (vinagre), ácido carbônico (bebidas gaseificadas), dentre outros.
Para realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação “eto” por “ídrico” e seu nome é ácido clorídrico.
A nomenclatura das bases que possuem o cátion com somente uma valência é realizada escrevendo-se a palavra “hidróxido de” e o nome do cátion. As bases são compostos inorgânicos que, em meio aquoso, liberam como único ânion o hidróxido (OH-), e seus cátions variam, sendo, geralmente, metais.
Base é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH - (hidróxido). Quando um mesmo elemento forma cátions com diferentes cargas, o número da carga do íon é acrescentado ao final do nome. ... Fe2+ Fe(OH)2 = Hidróxido de ferro (II) ou hidróxido ferroso.
Sempre abrir. Hidróxidos, popularmente chamados de bases de Arrhenius, são compostos inorgânicos formados a partir da ligação de um cátion e um grupamento hidroxila (OH-). Segundo Arrhenius, base ou hidróxido é toda substância que, em solução aquosa, se dissocia liberando exclusivamente como ânion o íon OH-.
Hidróxidos
Monobase: apresenta um único grupo OH-. Exemplo: KOH (hidróxido de potássio). Dibase: se caracteriza pela presença de dois grupos OH-.
NaOH hidróxido de sódio. KOH hidróxido de potássio. Ca(OH)2 hidróxido de cálcio. Ba(OH)2 hidróxido de bário.
Segundo a Teoria de Arrhenius, uma base pode ser definida como toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion a hidroxila (OH-). Se esse grau de ionização for aproximado a 100%,a base é considerada forte.
Tem mais depois da publicidade ;) Se esse valor der próximo a 100%, então teremos uma base forte. Por outro lado, se esse valor der menor ou igual a 5%, teremos uma base fraca. O grau de dissociação do hidróxido de sódio (NaOH), por exemplo, a 18ºC, é igual a 95%, o que mostra que essa base é forte.
Bases fortes: bases de metais alcalinos (NaOH, LiOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2); Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
Base forte é base cuja constante de dissociação é elevada,em que a substância em solução aquosa, sofre dissociação liberando íons OH-. ... As bases dos demais metais são consideradas fracas, sendo quase insolúveis.