A inertização de tanques de combustíveis é uma atividade na qual um gás inerte é utilizado para redução do percentual de oxigênio (02) e vapores de hidrocarbonetos no ambiente confinado.
Gás nitrogênio (N2) O nitrogênio é o gás presente em maior quantidade no ar atmosférico. Ele é considerado um gás inerte porque não reage com outras substâncias, salvo em condições muito especiais. É bastante utilizado na inertização de sistemas, formando uma atmosfera protetora para evitar reações de substâncias.
Um tanque de combustíveis chega a um estado seguro quando atinge o nível de 10 % de oxigênio em volume (NFPA, 1999). No caso da inertização com gás carbônico, o processo mais simples é a inserção de gelo seco no tanque. À temperatura ambiente, o gelo seco sublima e preenche o tanque com o gás carbônico.
O termo inerte significa "quimicamente inativo", de modo que uma atmosfera inerte é um ambiente em que a fusão em leito de pó pode ocorrer sem risco de contaminação pelos gases reativos que existem no ar, como o oxigênio e o dióxido de carbono.
Gases inertes são gases não inflamáveis (também chamados de gases de proteção), que não reagem com o combustível e não estimulam uma combustão. Na inertização, o gás inerte desloca o oxigênio do ar na planta de tal forma que seja impedida uma atmosfera explosiva. Normalmente é usado o nitrogênio como gás inerte.
O gás CO2, por exemplo, é um gás ativo e pode ser usado na forma pura ou misturado com Argônio e outros gases combinados. O processo MAG pode contemplar misturas de dois gases (Exemplos: Argônio + CO2 ou Argônio + Oxigênio) e três ou mais gases (Exemplos: Argônio + CO2 + Oxigênio ou Argônio + CO2 + Hélio).
A solda MIG/MAG é um processo de soldagem por arco elétrico entre um metal de base e um consumível em forma de arame, denominado eletrodo não revestido, fornecido por uma alimentação contínua, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão, sob uma atmosfera de proteção gasosa.
A soldagem é basicamente representada por um processo no qual duas peças de metal são unidas por meio do calor e da eletricidade. Na soldagem um material de preenchimento é utilizado para formar uma gota de metal fundido, esta gota se arrefece e gera uma forte união entre as peças.
Por que devo escolher a solda MIG/MAG?
Melhor Inversora de Solda Uso Profissional e Doméstico
Você não precisará de ferramentas ou materiais exclusivos ou específicos para o aço galvanizado. Use eletrodos 6013, 7018, 6011 ou 6010. Estes são os mais comuns para começar, portanto não devem ser difíceis de encontrar. Comece em uma extremidade se estiver juntando duas peças.
A melhor maneira de se soldar chapas galvanizadas, independente do processo de solda, é remover a camada da região a ser soldada, o que gera duas operações: Remover a camada de zinco por escovamento ou outro meio; E, após a solda, reaplicar por spray uma nova camada de zinco ou tinta anticorrosiva.
O processo de soldagem da calha galvanizada é feito utilizando ácido muriático para limpeza do galvanizado , maçarico para derreter a vareta de estanho com um pincel aplica-se ácido muriático no local da solda com o maçarico derrete-se a vareta fazendo assim a união das chapas galvanizadas.
Para consertar, comece limpando todos os detritos usando uma espátula para tirar a sujeira acumulada na calha; Remova também a ferrugem utilizando uma escova de aço ou alicate. Em seguida, lave com água e deixe secar sozinho. Para fazer a vedação, você pode utilizar o Kit SOS de secagem rápida Veda Tudo.
E6013: indicado para metais de pequena espessura Esse eletrodo é o mais popular do mercado, o famoso “pau pra toda obra”. Possui em seu revestimento um alto percentual de dióxido de titânio, podendo-se trabalhar chapas finas em todas as posições.
Em soldagem de chapas de aço, devemos mencionar um processo similar, o TIG. É também uma soldadura de gás inerte, mas neste caso apenas com gases inertes e com um eléctrodo não consumível. Como gases protetores, hélio e argônio são normalmente usados. Às vezes misturas com hidrogênio ou nitrogênio são usadas.
O aço inoxidável, possui técnicas e estratégia de soldagem semelhantes às do aço carbono, para este processo, o ideal é o método GMAW-MIG/MAG pulsado, mas, caso somente esteja disponível a soldagem TIG, é necessário uma fonte de excelente estabilidade de arco e com recursos.
Os três processos mais utilizados para a soldagem dos aços inoxidáveis são: SMAW [ER], GTAW [TIG] e GMAW [MIGMAG], embora vários outros sejam utilizados, por ex: arco submerso, plasma, laser. O processo com eletrodo revestido é utilizado em serviços em geral, particularmente no campo e em diferentes posições.
Aço inox é outro universo dentro do mundo das soldagens e quem sabe não costuma dividir com ninguém o que aprendeu. O processo de soldagem em si pode ser com eletrodo revestido, MIG/MAG ou TIG.