substantivo masculino Doutrina metafísica segundo a qual a presença do divino é pressentida pelo homem, mas não pode ser objeto de qualquer conhecimento claro.
adjetivo Que ultrapassa os limites normais de; superior: criatividade transcendente. Que excede ou vai além da natureza física, concreta das coisas; metafísico: divindades transcendentes. De teor elevado em relação às ideias ou aos conhecimentos comuns: arte transcendente.
Na teologia, diz-se que Deus é transcendente (em grego, hyperbekós) da Criação na medida em que Ele está acima dela e não é limitado por ela, não sendo limitado pelo espaço e pelo tempo como é o mundo natural e possuindo tal característica em relação ao seu atributo de infinitude.
Resposta. Resposta: Que excede os limites normais; superior, sublime.
Em razão das diferenças entre as comunidades e a maturidade adquirida, as formas com que o ser humano se relaciona com o Transcendente são variáveis de comunidade a comunidade. Apesar dessas diferenças, percebemos traços próprios e típicos, que revelam a fase pela qual a humanidade está passando.
Resposta. Resposta: Independentemente do modo em que acreditam na manifestação do Transcendente(Deus por exemplo), as comunidades de fé, politeísta ou monoteísta possuem uma maneira comum de comunicar-se com a divindade. Esta maneira é através da oração.
Na experiência religiosa, a transcendência é um estado de ser que superou as limitações da existência física e, por algumas definições, também se tornou independente dela, como tipicamente é dito se manifestar em oração, estado numinoso, iluminação espiritual, séance, meditação, psicodélicos e "visões" paranormais.
No Oriente o transcendente pode ser representado em pessoas, animais, na natureza, no universo. Ganesha é o deus do intelecto, da sabedoria e da fortuna. Para a tradição religiosa do hinduísmo é védica.
Conceito de Deus Oriental: O divino está presente em tudo. Ele se manifesta em muitas divindades (panteísmo), ou como uma força impessoal que permeia a tudo e a todos.
O Oriente Médio é marcado pela existência das três maiores religiões monoteístas: o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.
Este grupo inclui confucionismo, religiões populares chinesas, taoísmo, xintoísmo, elementos do budismo mahayana, hinduismo, budismo, entre outros. Estas tradições ou filosofias religiosas foco no conceito da Ásia Oriental de Tao 道 ("O Caminho").