Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens. As palavras com terminação r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente palavras oxítonas, não sendo necessário o acento agudo.
São acentuados graficamente todos os paroxítonos, exceto os terminados por –a(s), -e(s), -o(s) (desde que não formem ditongos), -am, -em e ens: útil, caráter, pólen, tórax, bíceps, imã, glória, série, empório, jóquei, órfão, órgão... Paroxítonos como imã, órfã etc não terminam por –a, mas por ã.
D) Quais palavras paroxítonas apresentam acento gráfico? (vento, princípio conseguirás, suportar, violência, força, começou, calor, assim, casaco)
Resposta: Porque o acento é exceção. Em português ele existe para orientar a pronúncia. Não havendo acento, a palavra é (quase sempre) paroxítona.
As palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica, como: adorável, órgão, perfume, mesa,… As palavras paroxítonas não são geralmente acentuadas e representam a maioria das palavras da língua portuguesa.
da = preposição de + artigo a: "Ela vem da praia." dá = 3a.
O acento agudo sempre será usado na vogal da sílaba tônica. Quando aparece sobre o “e” e “o” também indica um timbre aberto. Acento Circunflexo (^) – Só é usado nas vogais “a”, “e” e “o”, e além de indicar a vogal tônica, indica também o timbre fechado na pronúncia.
O til não é um acento, é um sinal gráfico de nasalação; mas vale como acento quando recai sobre a sílaba tónica. Assim, escrevemos irmão, sabão, sacristão – palavras cuja sílaba tónica é ão. ... É o caso de órfão, órgão, pedrógão, onde a sílaba tónica é or- e -dro- e a sílaba nasal é átona.