A bactéria KPC (Klebsiella pneumonia Carbapenemase) é um microrganismo que foi modificado geneticamente no ambiente hospitalar e que é resistente às drogas existentes. Os primeiros casos do microorganismo foram detectados em pacientes internados em UTI, nos Estados Unidos.
Acinetobacter corresponde a um gênero de bactérias frequentemente associadas a infecções relacionadas ao ambiente de saúde, as IRAS, sendo o principal representante desse gênero o Acinetobacter baumannii, que além de estar relacionado com infecções em ambiente hospitalar também apresenta resistência à maioria dos ...
Acinetos são células resistentes a condições ambientais desfavoráveis. Sua função pode ser comparada a de esporos de bactérias. Seu protoplasma acumula grande quantidade de reserva de nutrientes.
O tratamento de infecções por Acinetobacter spp. é geralmente realizado com imipenem embora não haja ensaios clínicos randomizados que embasem esta recomendação. No caso de resistência a esta classe, situação cada vez mais freqüente, as opções mais estudadas são as polimixinas e ampicilinasulbactam.
Acinetobacter baumannii é uma espécie de bactéria aeróbia Gram-negativa, com distribuição cosmopolita no solo, onde desempenha um importante papel na decomposição de compostos aromáticos.
A Klebsiella é uma bactéria que pode ser transmitida de algumas maneiras, principalmente através de contato com secreções contaminadas. Existem diversos subtipos, sendo a mais comum a Klebsiella pneumoniae que provoca doenças respiratórias.