A fibrose é uma cicatriz interna Do mesmo jeito que a nossa pele passa por um processo de cicatrização depois de ser lesionada, nossos tecidos internos também trabalham no sentido de promover a cicatrização quando passam por algum trauma ou dano. As cicatrizes desses tecidos são chamadas de fibroses.
Conheça algumas das orientações médicas mais comuns para evitar a fibrose:
A fibrose é uma cicatriz interna que se forma através da formação de tecido conjuntivo após uma cirurgia plástica. Ela pode ocorrer em locais como os pequenos orifícios de entrada das cânulas de lipoaspiração até nas grandes cirurgias de abdominoplastia.
Toda fibrose é o resultado de um processo de cicatrização, seja na pele, seja na camada de gordura, ou em qualquer outro tecido do nosso corpo. Portanto, sempre que houver um corte, uma lipoaspiração, ou até mesmo um acidente com corte, haverá uma cicatrização e com certeza a formação de uma fibrose.
Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida. Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo.
Nesses seis primeiros meses a cicatriz fica mais avermelhada e por vezes mais espessa e após o período inicial essa atividade vai diminuindo e começa a clarear. Durante esse tempo a proteção solar se faz necessária, pois os raios UV tendem a fixar a coloração e, consequentemente, a cicatriz não clareia como deveria.
Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.
As principais pomadas para queloide são Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm e Kelo Cote.
"...quando a quantidade de colágeno depositada na cicatriz é pouca, a cicatriz final aparece com aparência “deprimida”, ou atrófica". Pode ainda acontecer de, se o processo de produção de fibras colágenas for maior que sua degradação, a cicatrização final ficar mais grossa e escura, em comparação à pele ao redor.
Melhor pomada para cicatriz p s abdominoplastia
As pomadas que se podem usar após cirurgia, como cesariana, podem ser a Cicalfate ou a Dermazine, por exemplo, mas só se o médico autorizar.
Existem diversas técnicas, como peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia, que são muito úteis para melhorar a aparência cicatrizes mais leves, como de espinhas, ou para uniformizar a cor da pele.
Evitar cicatrizes: saiba como em 5 passos. Fique sem marcas na pele!
Se a cicatriz for muito alta (quelóide), podem ser necessárias sessões de infiltração com triamcinolona (corticóide injetável) ou betaterapia (espécie de radioterapia para tratar quelóide). O laser Starlux fracionado de 1540 nm pode ser útil para melhorar a qualidade de cicatriz e proporcionar um clareamento nela.
Em primeiro lugar, deve-se retirar o piercing de imediato! Estes sintomas (dor e prurido) são muito comuns nos quelóides e geralmente indicam atividade inflamatória elevada. Pomadas de corticóide podem aliviar os sintomas mas dificilmente vão regredir a lesão (quando usadas isoladamente).
Para evitar a inflamação do piercing, é importante não roçar roupas ou acessórios no local, impedir o acúmulo de suor ou secreção, mantendo o local seco e limpo e não entrar em piscinas, lagos ou mar enquanto a ferida não estiver cicatrizada.