EQST

Como Os Genos Influenciavam A Sociedade Romana?

Como os genos influenciavam a sociedade romana?

Os genos (ou famílias, no sentido expandido de um grupo nobre com laços antigos de sangue) influenciavam a sociedade romana como um dos seus elementos políticos, tendo sido mais influentes durante o período da Monarquia e da República que no período do Império.

O que eram os genos em Roma?

Resposta: O Genos era um tipo de organização social da Grécia Antiga, durante o Período Homérico. Eram uma espécie de clãs ou grandes familias. Cada geno era chefiado pelo homem mais velho e o poder era passado do pai para o filho primogênito.

O que foram as Comunidas Gentilicas?

As comunidades gentílicas ou genos eram um tipo de organização social na Grécia Antiga, sendo que os genos eram as pessoas que participavam dessa organização. ... Os genos se organizavam em pequenas comunidades, sendo que seu modelo era autossuficiente, ou seja, eles produziam apenas para o sustento.

O que levou à Segunda diáspora?

A segunda diáspora grega ocorreu devido à necessidade da população acarretar comunidades gentílicas de procurar novos solos férteis para cultivo, expandindo-se para áreas da península itálica e do Mar Negro.

Por que as comunidades Gentilicas entraram em crise?

Nesses moldes, a terra tinha uso coletivo e as atividades eram organizadas pela figura do pater. Ao fim desse período, observamos que as comunidades gentílicas entraram em crise a partir do momento em que as técnicas de produção não conseguiam distribuir recursos iguais entre os integrantes da comunidade.

Por que a partir do século VIII ac as comunidades Gentílicas começaram a se desintegrar?

Resposta. Resposta: por volta do século VIII a.C., iniciou-se o processo de desintegração dos genos, evoluindo mais rapidamente em algumas regiões do que em outras. Diversos fatores contribuíram para a dissolução dos genos no final dos tempos homéricos, entre eles o crescimento populacional e o aumento do consumo.

Quem era o líder da comunidade gentílica?

No período das comunidades gentílicas, grupos de pessoas, eram famílias constituídas por um grande número de pessoas, que se estabeleceram na Grécia, eram chamados de Genos. Tinham o patriarca, ou pater como líder dessa organização hierárquica.

Como era organizada a sociedade no período homérico?

Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais. ... Este processo lento, ao longo do tempo, provocou algumas mudanças na organização da sociedade grega da época.