O regulador retificador é uma peça muito importante do motor. Sua função é recarregar a bateria e, em alguns modelos, também tem a função de estabilizar a tensão AC do farol. ... Meça a tensão em marcha lenta e, com o multímetro em paralelo à lâmpada, a tensão deverá ser próxima dos 13Vca.
A queima recorrente de regulador/retificador, geralmednte está associada a uma limitação da bateria. ... Se isso ocorrer o regulador, que na verdade limita a voltagem pelo aumento ou diminuição da corrente quando necessário chega ao seu limite porque a bateria não consegue acumular a energia na corrente normal de carga.
tem surgido um superaquecimento no regulador de voltagem fazendo com que a amperagem suba queimando assim o retificador,com isso a voltagem exede o máximo(14,80volts). nesse caso antes de substituir o regulador é necessário verificar o estator se está em curto.
Hoje em dia, os alternadores são de 60 amperes e as baterias de 60 ou 70 amperes. O que determina a potência do alternador é a quantidade de energia usada para manter a parte elétrica de seu carro. Quanto mais equipamentos e acessórios usando energia elétrica, mais será exigido do alternador.
Outra possível causa é retificador queimado fazendo retornar corrente para bobina e assim superaquece o estator, quando acelera, o voltímetro diminui a voltagem em vez de aumentar. Outra causa é problemas no chicote elétrico, fechando curto entre os polos da bobina e com isso aquecendo o estator.
Se o multímetro marcar menos de 13,8 V, quer dizer que o seu alternador não está dando a quantidade de energia suficiente para a bateria, que então está operando com menos carga. Se estiver acima de 14,5 V, por problemas no alternador sua bateria está sendo sobrecarregada e com certeza irá apresentar danos.
A CDI original de fábrica é programada com uma curva de ignição padrão, com o uso de escapamento, filtro, vela e carburação originais. Qualquer mexida nesses componentes, em tese, modificaria a queima, ocasionando mais desgaste, e/ou mais consumo, e/ou mais ou menos desempenho.
Como testar o estator. Pegue uma lâmpada bi-iodo 60/55W (Pode ser com uma fase queimada). Com a moto funcionando ligue a lâmpada entre cada um dos fios amarelo do magneto e o chassi. (A lâmpada não pode acender em nenhum dos três fios. Nem mesmo fraca).
Teste do Estator No conector que sobe do estator, com a moto em marcha lenta, enumerar os fios como 1 , 2 e 3 , ligar a lâmpada nos fios 1 e 2, depois no 1 e no 3 e depois no 2 e no 3, a lâmpada deve acender forte (em marcha lenta) se subir de giro a lâmpada vai queimar, se acender fraca, o estator está com defeito.
XT 600 - Testando o Regulador de Voltagem
I - Com o multímetro selecionado para corrente continua (DCV), coloque na escala de 20. II - Coloque os fios do multímetro nos Bornes da bateria. III - Com a moto em marcha lenta, sem acelerar ela DEVE marcar em torno de 13 V. IV - Acelere a moto e com ela acelerada a moto deve marcar aproximadamente 14,5 Volts.
Como testar o estator. Pegue uma lâmpada bi-iodo 60/55W (Pode ser com uma fase queimada). Com a moto funcionando ligue a lâmpada entre cada um dos fios amarelo do magneto e o chassi. (A lâmpada não pode acender em nenhum dos tres fios. Nem mesmo fraca).
O teste com o voltímetro ou multímetro se dá não no próprio alternador, mas na bateria do veículo. Com o motor desligado, conecte o aparelho à bateria. Esse teste é importante para saber se a bateria não está com carga baixa demais para realização do teste do alternador.
ATENÇÃO: sempre medir a resistência com o componente da moto desligado . Modo de usar: em paralelo Testes: medições de continuidade de fiações, enrolamentos, interruptores e outros componentes. Conexão do Cabo negativo (fio preto) Conexão – do Cabo positivo (fio vermelho) para medir voltagem e resistência.
O primeiro passo é medir a tensão da bateria com o motor parado e consumidores desligados, que deve ser aproximadamente U=12,60V conforme indicado na figura e depois com o motor funcionando, que deve ser aproximadamente U=14 V,em seguida desligue o cabo negativo da bateria (Foto 1).
- Mantenha uma lenta na moto(no acelere a moto no teste). -Coloque o multmetro na escala de 200 ACV. -coloque os pinos do multimetro em 2 dos 3 terminais do estator(O valor do multmrtro fica entre 17 e 22 volts). -troque as posioes dos pinos do multmetro(Os valores do multmetro sero sempre entre 17 e 22 volts.
O teste é feito conectando o diodo em pontos específicos no multímetro, ou ligando as pontas de prova do multímetro nos terminais do diodo. A indicação do estado do diodo é dada diretamente no display do multímetro, sem a necessidade de analisar valores medidos.
Atenção redobrada na parte elétrica. Primeiramente teste os faróis, as luzes de direção (as setas) e a buzina. Para checar a qualidade da moto usada, peça para verificar os componentes elétricos internos. Faça com que o vendedor retire os acessórios que cobrem o chicote elétrico, como a carenagem e o banco, por exemplo ...
Com uma das mãos, toque uma das extremidades condutoras do condutor a ser testado. Com a outra mão, segure o testador pelo cabo isolado, encoste a ponta metálica na outra extremidade do condutor e toque com o dedo livre o parafuso de contato do testador. O acendimento da luz vermelha indica presença de tensão.