Tipos de desoclusões Guia Incisiva Só os incisivos se tocam durante todo o percurso de desoclusão. Os caninos e os posteriores não devem se tocar. ... Desoclusão em Função de Grupo Total Além do canino, se tocam os pré-molares e molares.
O Jig de Lucia, considerado um reprogramador neuromuscular é um dispositivo confeccionado nos incisivos centrais superiores e, utilizado na clínica odontológica com finalidade de desocluir os dentes e consequentemente desprogramar o padrão de atividade neuromuscular evitando que ocorram interferências oclusais e, assim ...
O Guia Canino é o contato entre o canino superior e o inferior no movimento do lado de trabalho e quando, além dos caninos, os incisivos também se tocam, porém, a guia em função em grupo mais desejável compreende os dentes entre o canino e o 2º pré-molar, podendo incluir ainda a cúspide mésio-vestibular do 1º e 2º ...
A guia canina é o trilho da nossa mastigação e da nossa mordida. São os caninos que orientam o movimento dos nossos dentes e os protegem, evitando que se toquem inadequadamente, garantindo sua durabilidade.
É aí que entra a Guia Anterior ( GA ). O deslize entre os dentes ântero-superiores e ântero-inferiores deve DESOCLUIR os dentes posteriores na protrusão da mandíbula e em lateralidade Esquerda e Direita. É mais uma regra básica de Oclusão. ... Essa função é dos dentes anteriores.
Protrusão - é o movimento que a mandíbula faz no sentido póstero-anterior; Retrusão - é o retorno da mandíbula em sentido oposto. Nesse movimento tem-se a guia incisiva que é quando os dentes inferiores anteriores deslizam pela concavidade palatina dos dentes anteriores superiores, desocluindo os posteriores.
O outro padrão de relacionamento oclusal é a função de grupo, caracterizando contatos dentários no lado de trabalho, envolvendo caninos, pré-molares (função de grupo parcial) e molares (função de grupo total) em ordem seqüencial.
Ao executar o movimento de lateroprotrusão, o contato interdentário ocorre somente entre os caninos do lado que está ocorrendo o movimento, no lado oposto não ocorrem contatos. Nesse movimento tem-se a desoclusão pelo canino (guia canino) ou desoclusão em grupo (dada pelos dentes posteriores).
Oclusão é, basicamente, o ramo da odontologia que estuda as relações de mordida entre a arcada dentária superior e inferior.
Como o movimento de lateralidade apresenta uma combinação de deslocamento condilar lateral e protrusivo, é objetivo deste trabalho verificar as diferenças do ajuste do articulador semi ajustável, a partir de duas posições iniciais diferentes, relação cêntrica e máxima intercuspidação, na utilização de registros ...
As interferências oclusais foram definidas de forma diferente na literatura ao longo dos anos. Atualmente entende-se por interferência oclusal todas as partes anatômicas dos dentes que impedem o estabelecimento dos guias anterior (guia incisal) e lateral (guia canino) durante o movimento excêntrico9.
Mauricio Rubiano define contatos prematuros como os que se encontra em relação cêntrica ao fechar a mandíbula. Por outro lado, as interferências oclusais apresentam-se quando os pré-molares e molares, especialmente, entram em contato durante as excursões de lateralidade, protrusiva e latero-protrusiva.
Na presença de algum contato prematuro ao fechar os dentes (que pode ser desde um dente torto até uma restauração mau ajustada), a mandíbula é obrigada a se "acomodar" e trabalhar numa posição diferente e os músculos citados ficam numa situação de desequilíbrio e muitas vezes de hiperatividade, podendo causar dores na ...
Na oclusão mutuamente protegida há contatos uniformes em máxima intercuspidação, enquanto que em lateralidade há apenas contato nos caninos, de modo a reduzir a atividade muscular.
Entende-se por oclusão ideal e estável aquela onde a transmissão resultante das forças oclusais está direcionada para o longo eixo dos dentes posteriores, contatos dentários posteriores bilaterais e simultâneos; dimensão vertical de oclusão adequada; movimentos de lateralidade são promovidos pelos caninos, guia ...
O termo oclusão normal é geralmente utilizado para caracterizar a relação anatômica adequada dos dentes entre si e com as demais partes do sistema mastigatório, indo além dos aspectos anatômicos e abrangendo a fisio- logia do sistema.
A oclusão balanceada bilateral é tida como o esquema oclusal ideal para prótese total, e consiste na obtenção de pontos de contato bilaterais e simultâneos entre os antagonistas, tanto em relação cêntrica quanto nos movimentos extrusivos.
“A curva de compensação é definida como a curvatura ântero-posterior (no plano sagital) e a curvatura médio-lateral (no plano frontal), vestíbulo-lingual, incorporadas no alinhamento das superfícies oclusais e bordos incisais dos dentes artificiais para compensar o fenômeno de Christensen (perda de contato entre os ...
A Curva de Spee deve manter harmonia com os movimentos funcionais da oclusão em protrusiva e em látero-protusão. O tratamento ortodôntico pode ser finalizado estando a Curva de Spee relativamente plana.
Curva de Manson é a curva de oclusão na qual as cúspides e bordas incisais dos dentes inferiores tocam ou se conformam a um Segmento de uma esfera, com 8 polegadas de diâmetro, cujo centro se localiza na glabela .
A curva de Spee refere-se à curvatura oclusal da dentição mandibular, descrita pela primeira vez por Ferdinand Spee, em 1890. ... Por isso, as curvas de Spee mais profundas são, geralmente, encontradas em pacientes com más oclusões dentárias e sobremordida profunda.
O plano de Camper é traçado baseando-se no centro do tragus e ponto subnasal. O plano oclusal natural corresponde à média entre os pontos obtidos pelas cúspides superiores e inferiores dos dentes naturais.
Linha de Camper é um linha imaginária que vai da borda inferior da asa do nariz a algum ponto definido do trágus, na orelha, geralmente a ponta dele. É utilizada freqüentemente, com um terceiro ponto no trágus oponente, com o objetivo de estabelecer o plano de Camper.
A mesa de Câmper é um suporte utilizado para montagem do modelo superior estandarizada (12°) em relação ao ramo superior do articulador. Possui linhas de referência média, laterais e anteriores para posicionamento (alinhamento) do modelo de gesso.
O plano de Frankfurt foi adoptado pela maioria das análises cefalométricas com a dupla função de orientação da cabeça e referência de medições, sendo considerado sobreponível à Horizontal Verdadeira (HV) e imutável com o crescimento.
Plano horizontal de Frankfurt é um plano estabelecido do ponto mais baixo da margem orbitária ao ponto mais alto da margem do meato acustico externo, visualizado em representações de perfil.